(Especial) Vale ou não a pena comprar um Smartwatch?

Quantas pessoas conhece com um relógio tradicional? Em boa verdade, o pessoal mais ‘old school’ contínua com o seu fiel companheiro no pulso. Mas os mais jovens, ou utilizam um modelo mecânico por uma questão de estética, ou simplesmente não usam, preferindo ver as horas no telemóvel.

Pois bem, e se o relógio fosse capaz de muito mais do que apenas indicar as horas?

Fossil Gen5

Em suma, se fosse possível ler e responder a mensagens ou até a e-mails? Ver todas as notificações que nos chegam ao telemóvel, ou até fazer uma chamada de voz sem pegar no dito cujo?

Vivemos numa era super tecnológica, em que até para arrumar o carro, podemos usar uma aplicação para pagar o parquímetro! Portanto, quando já fazemos tanta coisa pelo telemóvel… Não fará sentido passar algumas das funcionalidades para o nosso pulso?



O Smartwatch é um gadget que já existe há muitos anos, e é sobretudo, um dos aparelhos tecnológicos, que qualquer ‘geek’ quer ter! Mas será que vale a pena? Afinal de contas, sempre foi algo tido como complemento ao smartphone, e nunca como algo realmente essencial. Ou seja, um smartwatch não vai anular a necessidade de ter um smartphone no seu bolso! Mas vai ser uma excelente ajuda para o tirar tantas vezes de lá.

Nos últimos meses temos visto uma renovada aposta neste segmento vindo das principais fabricantes do mundo dos smartphones!

Afinal, com o lançamento do Mate 20 Pro em 2018, vimos a Huawei a lançar o seu sistema operativo para Wearables LiteOS. Similarmente, temos visto a Samsung a lançar novos relógios baseados no seu TizenOS. Aliás, a Samsung lançou o Galaxy Watch Active e Active 2 num espaço de 6 meses, e decidiu também lançar o recente Watch 3 com os Galaxy Note 20.

Galaxy Watch
Galaxy Watch Active

E talvez mais importante que tudo isto, parece que a Google está finalmente a apostar forte e feio no seu WearOS. Prova disso é o muito recente lançamento do Fossil Gen5, que é o mais próximo que iremos ter a um Pixel Watch, até que a Google decida lançar o seu próprio relógio inteligente.

Além de tudo isto, temos aquele que é obviamente o rei dos smartwatches, o Apple Watch! Um relógio capaz de juntar centenas de funcionalidades num único aparelho, especialmente quando falamos da saúde do utilizar.

Primeiramente, as 5 funcionalidades principais de um smartwatch são:

  • 1. Notificações
  • 2. Chamadas
  • 3. Atividade física
  • 4. GPS
  • 5. Medição de qualidade do sono

Tirando isto do caminho… Já muitas vezes me perguntaram, se vale mesmo a pena comprar um smartwatch. E na minha opinião, sim! Aliás, acho que a maioria dos utilizadores, ficariam impressionados, com aquilo que podem fazer num relógio inteligente.

Claro que em boa verdade, originalmente, estes aparelhos eram super caros, e por isso, focados no mercado ‘Premium’.

Mas, há alguns anos, os smartphones também eram super caros, e apenas focados no mesmo mercado… Por isso, escusado será dizer, que as coisas evoluem, e mudam significativamente.



Muito sinceramente, se sair de casa sem um smartwatch, posso dizer que a minha vida já não vai ser a mesma!

smartwatches

Contudo, também é verdade, que ainda não chegámos à altura em que é estritamente necessário ter um destes aparelhos no pulso! Assim, vale sempre a pena fazer um levantamento dos prós e contras, para perceber se os benefícios conseguem justificar o gasto de dinheiro.

O que não deverá ser muito difícil, visto que hoje em dia, temos smartwatches a custar menos de 100€! Isto sem falar das smartbands, como a Xiaomi Mi Band 4 ou a mais recente Mi Band 5, que oferecem funcionalidades brutais, por menos de 30€.

Similarmente, também temos várias soluções como o Xiaomi Pace ou Stratos, que apesar de não oferecerem a melhor experiência do mercado, são soluções mais baratas e bastante competentes.

Funcionalidades que nos fazem querer comprar um smartwatch:

Vamos então falar um pouco das funcionalidades chave!

Claro que para si, a lista pode ser totalmente diferente da minha, mas o que interessa, é explicar o que cada uma faz pelo seu dia-a-dia.

1. Notificações ‘Smart’

ticwatch pro
TicWatch Pro

Receber as notificações no relógio, é sem dúvida uma das funcionalidades chave deste gadget. É simplesmente brutal, conseguir receber os e-mails inteiros, em tempo real no smartwatch, o que nos mantém em bicos dos pés, se por acaso estamos à espera de informação importante.



Mas talvez mais importante para o utilizador comum… É brutal, conseguir ler as mensagens de todas as aplicações de mensagem, sem aparecer aquele ‘Visto’ na janela de conversação. É sem dúvida, uma das melhores maneiras de evitar aquele amigo chato, que está sempre a mandar vídeos de música do YouTube, no Facebook Messenger ou WhatsApp.

2. Controlo de média (Música ou vídeo)

spotify no smartwatch, um smartwatch
Fossil Sport

Se por acaso é como eu, e adora treinar a ouvir música, esta é uma funcionalidade que parece ter caído do céu. Pelo menos no meu caso, estou sempre a ouvir as PlayLists feitas tendo em conta o meu gosto, no Spotify.

Por isso, de vez em quando lá vem um som menos ‘fixe’! Mas o que não é nada fixe, é ter de me levantar para pegar no telemóvel, e mudar de música… Mas isso era antes, porque agora, apenas preciso de levantar o pulso, e mudar de música.

Aliás, até posso escolher a musica que quero ouvir, utilizando a app do Spotify para smartwatch.

Além disto, se por acaso quer ir correr, sem levar o telemóvel atrás, a grande maioria dos smartwatches tem memória interna, onde poderá meter alguma música, e posteriormente ligar os seus auscultadores Bluetooth diretamente ao relógio. (Outros como o Galaxy Watch, até podem ser ligados à rede Wi-Fi do ginásio, para fazer streaming de música, sem recurso ao telemóvel.

3. Monitorização de frequência cardíaca

Esta é seguramente, uma das funcionalidades mais procurada, para quem quer uma smartband ou smartwatch. E sinceramente, é muito bom poder saber a qualquer momento, como está a nossa frequência cardíaca, tanto em repouso, como a meio de uma atividade desportiva.

Aliás, num futuro bem próximo, o smartwatch pode servir como a primeira barreira de defesa, contra um ataque cardíaco. Conseguindo identificar, que algo de mau está prestes a acontecer, avisando o utilizador, e contactando de forma automática, os serviços de emergência.

4. Atividade desportiva

um smartwatch

É extremamente motivador, saber que estamos a atingir as nossas metas desportivas. Aliás, é muito bom saber, que estou a conseguir andar os clássicos 6000 passos por dia, mantendo pelo menos 60min de atividade física, em cada sessão de treino.

Mas as coisas não ficam por aqui… Os smartwatches estão cada vez melhores no desporto!

Aliás, o WearOS, tem um modo que tenta identificar de forma automática, que exercício o utilizador está a fazer no ginásio, oferecendo ainda um cronómetro, que pode servir para medir o tempo de descanso entre sets.

Claro que a funcionalidade não acerca 100% das vezes, mas há potencial, e espaço para melhorar.

5. Monitorização de Sono

smartwatches

Esta é uma das funcionalidades que mais me impressionou no Huawei Watch GT e Honor Magic Watch. Estes relógios, são quase ‘doutores do Sono’, de tanta informação que conseguem retirar de cada sesta ou noite de sono.

Afinal de contas, estes relógios até oferecem conselhos, para tentar melhorar a forma de dormir, de forma a maximizar o repouso.

6. Ver as horas e a meteorologia para o dia

Estamos a falar de um relógio, por isso, como é óbvio… Temos de conseguir ver as horas! E como aqui temos um ecrã com imensa qualidade, podemos ainda ter uma ‘watch face’, que além das horas nos indica a data, e ainda a temperatura e previsões de tempo para o dia.

Parece algo super simples, mas que num relógio ‘normal’, simplesmente não existe.

7. Pagamentos ‘Contactless’

Apesar de ser uma funcionalidade que teima em chegar a todo o lado. O cartão multibanco, ou levantamento de dinheiro, são cada vez mais, coisas do passado.

Hoje em dia, já temos o MB Way, Google Pay, Samsung Pay, Apple Pay, etc… Por isso, se por acaso gosta de pagar de forma ‘Contactless’, talvez seja boa ideia começar a fazer isso mesmo, com o relógio.

8. Chamadas no smartwatch

galaxy watch, um smartwatch

Pode ser apenas, por parecer que sou o James Bond, mas adoro atender e fazer chamadas pelo relógio!

Claro que não é a maneira mais confortável de falar, e por vezes, também não tem a maior qualidade. Mas enquanto vamos correr, ou queremos fazer uma chamada ‘on the move’, é uma maneira rápida e eficaz de nos mantermos contatáveis.

Conclusão

Em suma, hoje em dia, um smartwatch de qualidade já lhe consegue oferecer muito! E por acaso, também já não custam os olhos da cara.

Portanto, se dá valor a algumas destas funcionalidades, talvez seja boa ideia olhar para o mercado, e encontrar algo que lhe encha as medidas.

Entretanto, deixo algumas sugestões:

  • Quer gastar pouco dinheiro: Xiaomi Mi Band 5
  • Smartwatch simples, focado na saúde: Xiaomi Amazfit GTR/GTS
  • Para qualquer ocasião: Samsung Galaxy Watch, Fossil Gen5, Apple Watch
  • WearOS (Android): Fossil Gen5
  • Smartwatch se tem um iPhone: Apple Watch

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também