Não tire o smartwatch do pulso quando vai dormir!

Os smartwatches e outros wearables têm muitas utilizações no que diz respeito ao acompanhamento da condição física e da saúde. Estão cheios de sensores que podem monitorizar uma variedade de leituras e métricas, e podem interpretar e apresentar uma multiplicidade de conjuntos de dados com base nessas leituras. Há muitas razões para usar um smartwatch ao longo do dia, mas o facto é que também podem ser úteis quando se vai para a cama. Assim vamos dizer-lhe as razões para não tirar o smartwatch do pulso quando vai dormir.

Não tire o smartwatch do pulso quando vai dormir!

De facto, muitos dos sensores podem continuar a controlar os seus sinais vitais enquanto dorme ou são utilizados para registar outras informações úteis. Tudo isto não substitui certamente a realização de exames de saúde adequados ou a consulta de profissionais de saúde, mas continua a ter utilidade.

Controlo do sono e horários

Uma das razões mais óbvias para usar um smartwatch na cama é a capacidade de monitorizar o sono. Algumas marcas e modelos podem oferecer características ligeiramente diferentes, mas pode esperar que a maioria deles, pelo menos, acompanhe os seus padrões de sono.

hora, relógio, horário, inverno, verão, não consegue dormir, acordar durante a noite

O rastreio do sono num smartwatch não substitui os testes e equipamentos médicos oficiais, mas pode ser uma ferramenta útil na mesma. O registo dos seus padrões pode facilitar a identificação dos momentos em que descansa melhor, determinar os factores que podem ajudar ou prejudicar (por exemplo, se estava a chover na noite em que dormiu mais profundamente do que o habitual), etc. Pense nisto como pontos de dados extra que pode mostrar ao seu médico se alguma vez precisar de falar com ele sobre como tem dormido.

Também pode utilizar o smartwatch para definir horários de sono (horas para ir para a cama, para acordar ou para ambos). Defina um lembrete de quando deve ir para a cama para não ficar acordado até muito tarde. Escolha a hora a que pretende acordar e o relógio fará o que tem a fazer de manhã. Ou, idealmente, combine lembretes de sono e alarmes de despertar com as informações de controlo do sono para se encorajar a dormir a quantidade e o tipo de horas que o seu corpo precisa para funcionar mais eficazmente.

Monitorização da saúde

Outra vantagem bem conhecida dos smartwatches é o controlo da saúde. Tal como acontece com o controlo do sono, um smartwatch não substitui os instrumentos médicos oficiais, mas pode ajudar. E, embora provavelmente não esteja a fazer exercício na cama enquanto dorme, a monitorização da saúde continua a ter a sua utilidade quando está a dormir.

vale a pena comprar um smartwatch, smartwatch revelar

Uma vantagem específica do controlo da saúde ao manter o smartwatch ligado durante o sono é que pode ajudá-lo a estabelecer uma linha de base mais completa. Estatísticas como a frequência cardíaca em repouso (RHR) são monitorizadas ao longo do dia, é certo. No entanto é melhor ter uma imagem mais completa da saúde do seu coração – que inclui momentos fora da atividade diária e do exercício.

Isto aplica-se também à variabilidade da frequência cardíaca (VFC), que é utilizada para determinar a rapidez ou a lentidão com que o seu coração bate durante momentos de stress (atividade física, stress real, etc.) e momentos de repouso. Mas é necessária uma grande amostra de dados para estabelecer uma linha de base. Ou seja, se quiser manter o controlo, terá de usar o relógio na cama todas as noites durante várias semanas.

Alarmes e alertas

Para além dos alarmes gerais de despertar, os smartwatches também podem ser úteis para outros tipos de notificações enquanto dorme. Isto vai para além de um simples toque no pulso quando recebe uma mensagem de texto, uma chamada ou um e-mail. Algumas aplicações podem ser configuradas para notificar os utilizadores de sons ambientais que possam não ouvir.

alarme, relógio

Seja porque estão a dormir profundamente ou porque têm problemas de audição. É muito útil para acontecimentos inesperados, como um animal de estimação que derruba algo a meio da noite, um detetor de fumo que dispara, ou qualquer outra coisa importante.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também