A atual oferta de smartwatches e fitness bands que podemos encontrar no mercado, é capaz de oferecer um leque de funcionalidades espetacular, especialmente no campo da monitorização da nossa saúde. Especialmente os modelos mais apetrechados como o Huawei Watch 3, Apple Watch 6, ou o recentemente lançado Samsung Galaxy Watch 4, que meus amigos, está só brutal! (Já está em review!)
No entanto, ter acesso a tanta coisa, também pode ter efeitos negativos, especialmente no campo da saúde. É que existem agora registos, de uma mulher de 70 anos, que fez cerca de 916 testes ECG em menos de um ano!
O smartwatch dá ansiedade a alguns utilizadores?
Portanto, um ano depois de ser diagnosticada com fibrilação atrial, uma condição cardíaca que provoca um batimento irregular, uma mulher de 70 anos foi diagnosticada com uma outra condição… Ansiedade relativa à sua saúde, devido à funcionalidade ECG do seu smartwatch!
Na verdade, é uma “doença” super grave, visto que não existiam muitos sintomas associados. No entanto, os níveis de stress aumentaram bastante, quando a senhora começou a ficar cada vez mais preocupada com as notificações do relógio, o que pelos vistos resultou em cerca de 916 testes ECG!
É que mais interessante que tudo isto, é mesmo o facto de isto não ser assim tão raro quanto poderá pensar. Hoje em dia é perfeitamente normal encontrar doentes cardíacos com resmas gigantescas de papeis, com testes feitos a partir do relógio.
Não se deixe enganar, o ECG e monitorização de frequência cardíaca 24/7 são funcionalidades muito interessantes, e que até dão jeito a vários médicos. Mas há sempre utilizadores que levam as coisas ao exagero, e depois acabamos com casos destes… Em que a tecnologia acaba por fazer mais mal do que bem.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Já teve ansiedade devido às funcionalidades de saúde do seu relógio? Partilhe connosco a sua experiência nos comentários em baixo.