Smartphones vs Consolas Portáteis: A coisa voltou a mudar!

Durante muitos anos, apesar do sucesso das muitas consolas portáteis da Nintendo no mundo dos videojogos, como foi o caso da 3DS e da Switch, a expectativa era que o smartphone fosse “a coisa fixe” que iria substituir este tipo de aparelho num futuro muito breve.

Afinal de contas, o smartphone não só é capaz de correr jogos de forma nativa, como tem capacidades online em qualquer parte do mundo, seja para jogos online, ou streaming de jogos a partir da nuvem. Isto já para não falar nas potencialidades dos jogadores que adoram partilhar as suas sessões de jogos ao vivo, em plataformas como a Twitch, graças à presença da câmara frontal.

Talvez mais importante que tudo isto, enquanto uma consola portátil tem de ser vendida a um cliente muito específico, o smartphone já está presente no bolso de milhões de pessoas. Sejam estas jogadoras ou não, o aparelho está lá! Por isso, além de servir para os jogadores, também poderá servir para adquirir novos clientes.

Mas… Do nada, nos últimos 2 anos, as consolas portáteis começaram a aparecer um pouco por todo o lado.

Basta olhar para os esforços da Valve, da ASUS, da Lenovo, e também da Sony que está prestes a lançar a PlayStation Portal, e claro, da Nintendo, que também está prestes a lançar a sua nova Switch 2.

Consolas Portáteis ou Smartphones? Os telemóveis já têm resposta!

rog, phone, consola
ROG Ally vs ROG Phone

Portanto, caso não saiba, a Apple fez uma intrigante aposta no gaming com os seus novos iPhone 15.

Afinal de contas, além da potencialidade que já tinha na sua gama de aparelhos, a gigante Norte-Americana vai começar a apostar na adaptação de jogos AAA para os seus smartphones! Logo a começar por Resident Evil 4, Resident Evil Village, Assassin’s Creed Mirage (logo no lançamento), e também Death Stranding.

Sim, jogos AAA, na sua qualidade máxima. Ou seja, as versões de PC, Xbox Series X ou PlayStation 5! A correr de forma nativa!

Isto é algo que as consolas portáteis atuais ainda não conseguem fazer, e por isso mesmo, o smartphone volta a posicionar-se como o produto a ter debaixo de olho dentro do gigantesco mundo dos videojogos.

Entretanto, é preciso ter em conta que os smartphones estão a ficar cada vez mais poderosos e eficientes a cada ano que passa. Além disso, ao contrário de uma consola portátil, é muito mais fácil justificar o preço de trocar de smartphone de forma frequente!

  • Visto que o smartphone é hoje em ia a máquina computacional mais importante para o dia-a-dia de qualquer tipo de consumidor.

Será que vamos ver uma mudança de paradigma? Ou as consolas portáteis voltaram para ficar e dominar o mercado mobile? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Siga-nos no Google Notícias

Artigos relacionados