Porque é que os smartphones têm três ou mais câmaras?

Antigamente, os smartphones tinham apenas uma única câmara. No entanto, hoje em dia, ver três ou mais câmaras num dispositivo Android ou iPhone é completamente normal. Embora possa parecer um truque de marketing, estas múltiplas câmaras têm, na verdade, um papel importante para o ajudar a captar fotografias fantásticas.

Porque é que os smartphones têm três ou mais câmaras?

Com uma câmara DSLR, pode trocar de lentes consoante o tipo de fotografia que pretende, quer seja uma paisagem de grande angular, um grande plano detalhado ou um retrato com um fundo desfocado. No entanto, como os smartphones são muito mais compactos, não é possível ter lentes intermutáveis. Para compensar esta limitação, os fabricantes integram várias câmaras num smartphone. Assim cada uma oferece diferentes distâncias focais e capacidades. Quando alterna entre modos como ultra grande angular, telefoto ou macro, na aplicação da câmara, o seu telemóvel seleciona automaticamente o sensor da câmara adequado para captar a melhor imagem possível.

xiaomi 15 ultra:revela a super-câmara

Dependendo da marca e do modelo, a combinação de lentes de câmara num smartphone pode variar. No entanto, a maioria dos smartphones modernos com configurações de câmara tripla, seja o iPhone 16 Pro, o Google Pixel 7 Pro, o Samsung Galaxy S25 ou o OnePlus 13, normalmente incluem estas três câmaras: uma primária (ou grande angular), uma ultra grande angular e uma câmara telefoto.

O papel das câmaras

A câmara principal é a que o seu telemóvel utiliza para fotografias em geral. Normalmente, é a câmara mais potente e com maior número de megapixéis. Em seguida, a câmara ultra grande angular, como o nome sugere, é utilizada para captar um campo de visão mais amplo. Isto torna-a ideal para fotografias de grupo ou para captar paisagens sem ter de se afastar. Por fim, a terceira é a câmara teleobjetiva, que fornece zoom ótico para captar objectos distantes. Isto permite que o seu telemóvel tire fotografias sem utilizar o zoom digital ou o corte, para que possa manter a qualidade da imagem.

Alguns telemóveis possuem quatro câmaras traseiras. Neste caso, a quarta é uma câmara teleobjetiva periscópica que utiliza uma disposição semelhante a um telescópio para captar objectos distantes.

receber One UI 6.1.1, Smartphones Samsung invisível, app Samsung na Play Store

Como é que funcionam em conjunto?

A capacidade de um telemóvel para captar fotografias fantásticas não está apenas ligada ao número de câmaras que possui. As suas capacidades de processamento de imagem desempenham um papel importante no resultado final. Por outras palavras, o simples facto de ter três ou quatro câmaras não torna automaticamente um smartphone melhor do que um com menos sensores.

A maioria dos smartphones depende da fotografia computacional para maximizar a qualidade da imagem. Em termos simples, isto envolve a fusão de imagens de diferentes câmaras e a utilização de processamento de imagem para produzir um resultado final. Por exemplo, quando tira fotografias no modo de retrato, o seu telemóvel utiliza várias câmaras e sensores para medir a profundidade e separar o motivo do fundo. Em seguida, utiliza o processamento de imagem para criar um efeito de desfocagem ou bokeh no fundo.

Se um telemóvel tiver um sensor monocromático, pode utilizá-lo em combinação com a lente principal ou a teleobjetiva para melhorar a qualidade da fotografia. Neste caso, o sensor monocromático capta detalhes mais finos com melhor contraste, enquanto a outra lente capta dados de cor. Os dois são depois combinados para criar uma fotografia mais nítida e detalhada. Um aspeto importante a ter em conta é que a técnica exacta de processamento de imagem utilizada varia de um fabricante para outro, o que também é o que faz com que um telemóvel tenha um aspeto diferente do outro.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...