Seria de esperar que neste ano e no próximo começássemos a ter cada vez mais smartphones de topo com uma câmara escondida no ecrã. No entanto isto não aconteceu e nem vai acontecer tão cedo. Sinceramente e depois do que já vimos no mercado esta espera faz sentido. A tecnologia, apesar de já existirem algumas abordagens muito interessantes, ainda não está suficientemente madura. Ou seja, os topos-de-gama do próximo ano ainda virão com a abordagem mais tradicional.
Smartphones de topo vão deixar a câmara escondida de fora!
A confirmação é do conhecido leakster Digital Chat Station na rede social Weibo. Assim, a maioria dos equipamentos de topo terão um furo no ecrã e não a nova tecnologia que vai começar a chegar mais a sério no terceiro trimestre deste ano.
Nem todos os fabricantes vão apostar logo nesta tecnologia. A ZTE foi dos primeiros fabricantes a lançar um smartphone com câmara escondida no ecrã. No entanto, as coisas não correram muito bem.
Quando analisado e torturado pelo YouTuber JerryRigEverything as imagensrevelam que a área sobre a câmera tem menos densidade de pixéis. Isto do que o ecrã à volta. Quanto totalmente iluminada, é possível ver os espaços que permitem a passagem da luz. As animações que passam nesta área parecem um pouco instáveis. Assim isto deve-se ao aliasing e à resolução mais baixa nesta zona.
Entretanto nas amostras de imagem e a qualidade é prejudicada devido ao sistema de câmara.
Luzes brilhantes revelam um halo pronunciado e há uma qualidade difusa em tudo.
Lembro que esta tecnologia ainda estava numa fase inicial, mas agora não deverá estar muito melhor.
Seja como for, desta vez a aposta será feita pela Samsung e pela Xiaomi. A aposta da Samsung pode chegar já em Agosto deste ano. Neste caso, teremos uma câmara de alta-resolução.
Entretanto teremos também um Xiaomi Mi Mix 4 a apostar na mesma tecnologia. Infelizmente é tudo o que se sabe para já. No entanto, deverão surgir mais novidade em breve.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!