Smartphones: sabe porque vê tinta no seu ecrã partido?

Não é invulgar ver manchas pretas ou arroxeadas que parecem tinta no ecrã do seu dispositivo avariado (telemóvel, tablet ou computador portátil). Mas o que é que isto significa? Existe realmente tinta no ecrã do seu ecrã partido ou trata-se de outra coisa completamente diferente?

Smartphones: sabe porque vê tinta no seu ecrã partido?

Se vir uma mancha de tinta no seu ecrã, é porque os pixéis estão mortos ou danificados. Quando se aplica pressão no ecrã danificado, afetam-se mais pixéis espalhando a “tinta” pelo ecrã.

Resumindo, não há tinta no seu ecrã, embora possa parecer. Em vez disso, por baixo do vidro do seu aparelho avariado existe um ecrã. Os dispositivos utilizam muitos tipos diferentes de ecrãs, mas os mais populares são o LCD e o OLED.

Ecrã do telemóvel partido

Ecrãs LCD

LCD significa ecrã de cristais líquidos. Um cristal líquido é um estado da matéria entre um sólido e um líquido. Isto significa que partilha as propriedades dos líquidos e dos sólidos.

O ecrã de cristais líquidos é composto por dois painéis de vidro ou de plástico com cristais líquidos incorporados. O LCD é chamado um dispositivo passivo porque os cristais líquidos não produzem as imagens que se vêem no ecrã. Em vez de emitirem luz, os cristais líquidos iluminam-se por uma luz de fundo. Os cristais líquidos alteram os raios de luz que os atravessam para produzir imagens e cores diferentes no ecrã.

Ecrãs OLED

OLED significa Organic Light-Emitting Diodes (Díodos orgânicos emissores de luz). Um díodo emissor de luz é um dispositivo semicondutor que funciona como uma fonte de luz e produz luz quando a corrente eléctrica flui para ele. Nos OLEDs, o díodo contém uma película fina de um composto orgânico que produz luz quando atravessado por uma corrente eléctrica.

O ecrã OLED é composto por um painel plano de vidro ou plástico que contém p02elículas finas de material orgânico entre dois condutores. Ao contrário dos LCD, o ecrã OLED designa-se por ecrã emissivo. Isto deve-se ao facto de não necessitar de uma luz de fundo e produzir luz por si próprio.

Qual é a importância dos píxeis?

Um pixel é a unidade quadrada mais pequena que compõe a imagem de um ecrã. Quanto maior for o número de pixels de um ecrã, maior será a sua resolução. Por exemplo, os ecrãs 720p têm uma densidade de píxeis de 1.280 x 720, enquanto os ecrãs 1080p têm uma densidade de píxeis de 1.920 x 1.080, o que significa que a última resolução é superior à primeira.

Se um telemóvel tiver uma resolução de 1920×1080 pixels, significa que tem 2.073.600 pixels individuais no ecrã. Quando um pixel é danificado, fica preto ou escuro porque não pode emitir ou alterar a luz.

De onde vem o efeito da tinta?

Um aspeto a ter em conta é que o fenómeno de espalhamento de tinta só ocorre nos ecrãs LCD porque os tubos que contêm os cristais líquidos se partem quando o ecrã é danificado, fazendo com que os cristais líquidos se infiltrem no ecrã. Nos ecrãs OLED, cada pixel produz a sua própria luz e é independente dos outros pixéis. Assim, quando o ecrã se danifica, os pixéis morrem mas não se espalham como uma mancha de tinta.

O que pode fazer para impedir que a tinta se espalhe?

Embora um telemóvel com manchas pretas ou “tinta” se possa gerir durante algum tempo, só vai continuar a espalhar-se e a danificar mais pixéis. A melhor coisa a fazer quando se nota este tipo de danos é mudar o ecrã LCD.

Embora a tinta no ecrã do seu telemóvel avariado possa fazer com que pense que o seu dispositivo está a vazar, isso nem sempre é verdade. O efeito de espalhamento da tinta só ocorre em aparelhos com ecrãs LCD, por isso, se estiver a utilizar um aparelho com um ecrã OLED, os pixéis mortos não se espalharão. Mas, em qualquer caso, é melhor resolver este problema no seu telemóvel sempre que possível para evitar mais problemas.

Foto

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também