O número total de envios de smartphones na Europa diminuiu significativamente em maio de 2022, sendo a invasão russa da Ucrânia um dos principais fatores para isso. Isto como revela um relatório recente dos investigadores da Canalys. Mas o pior ainda está para vir já que estão a chegar tempos muito complicados para os smartphones.
Smartphones: atenção estão a chegar tempos muito complicados!
Apesar desta tendência descendente, a Apple conseguiu realmente crescer enviando 8,9 milhões de iPhones para distribuição. Assim superou a Xiaomi no segundo lugar. Entretanto a Samsung continuou a ser o fornecedor de smartphones líder na Europa, mas também enviou menos smartphones Galaxy. Ou seja, 14,6 milhões no total, ou um decréscimo de 1,5 milhões em relação ao mesmo período do ano passado.
Uma outra empresa surgiu no quarto lugar com excelentes vendas. Falo da Realme, a opositora da Oppo que aposta sobretudo nos gama-média. Enviou mais do dobro dos smartphones do ano passado e registou 2,1 milhões de envios na Europa em maio de 2022.
O total de envios de smartphones na Europa diminuiu para 41,7 milhões em maio, abaixo dos 46,4 milhões do mesmo mês do ano passado.
E embora esta seja uma notícia preocupante para a indústria, podemos ver como uma gama forte como o iPhone 13 conseguiu garantir um número de envios sólido.
De acordo com esta empresa “a maior parte do declínio na Europa deveu-se ao facto de a Rússia e a Ucrânia terem sido duramente atingidas. As remessas nos países caíram 31% e 51%, respectivamente. Isto em comparação com o 1º trimestre de 2021”. No resto da Europa, para já, a procura permanece intacta. No entanto, a guerra em curso levou a inflação a um nível recorde e a confiança dos consumidores está a diminuir. O verdadeiro teste para o mercado dos smartphones chega nos próximos dois trimestres, quando o impacto económico da guerra se sentir realmente.
Dito isto adivinham-se tempos preocupantes para os próximos lançamentos de dispositivos topo de gama como o novo Galaxy Fold, que deverá chegar no final de agosto, bem como para os novos iPhones que deverão chegar ao mercado no final de setembro.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!