Se por acaso tem estado atento ao mundo dos smartphones, deve ter percebido que a Nothing fez novamente algo bastante fora da caixa! Porém, desta vez a coisa não teve como base hardware, mas sim software.
Basicamente, a Nothing oferece agora “uma espécie” de suporte à app de conversação iMessage da Apple, no seu Nothing Phone (2). Como? Através de uma app que faz uma “marosca” para enganar o sistema da Apple. Porquê? Bem, porque é a única maneira de entrar no mercado Norte-Americano.
Smartphones: Ser igual ao iPhone ou não? Eis a questão!
Portanto, se podemos dizer que os smartphones da Nothing retiram alguma inspiração ao iPhone da Apple no campo do design, podemos também dizer que estão muito atentos a tudo aquilo que se passa no lado do software.
Mas, aqui é importante dar algum contexto!
No campo dos smartphones, a Europa é muito diferente dos Estados Unidos!
Tem ideia da quota de mercado do iPhone nos Estados Unidos relativamente à Europa? Anda à volta dos 50~55%, não estando assim muito afastada da quota de mercado deste smartphone no resto do globo. Porém, no lado dos utilizadores mais jovens, mais concretamente os adolescentes, esta quota de mercado explode para os 80~85%.
Aliás, existem casos de bullying nos Estados Unidos, quando uma criança ou adolescente aparece num grupo de conversação e a sua mensagem aparece verde (Android), em vez de azul (iPhone). Sim, nos Estados Unidos ninguém usa o WhatsApp, Telegram, ou Signal, o normal é usar o que já vem instalado, e como o iPhone é o padrão, a escolha cai sempre no iMessage.
É exatamente por isto que a Nothing decidiu fazer algo inteligentes em vários sentidos, mas estranho em tantos outros.
Basicamente, a Nothing em pareceria com uma outra empresa, criou uma app de conversação via mensagens, que utiliza uma conta Apple (que vai ter de criar) dentro de um servidor alimentado por vários computadores Mac Mini. Ou seja, no meio de toda a conversação, as suas mensagens vão sempre passar por um “middle-man”. O que em termos de segurança… É feio.
Aliás, não creio que muitos utilizadores se sintam à vontade a experimentar esta “novidade”, sem pelo menos ter um ou dois arrepios na espinha.
A Apple não vai fazer nada contra isto? Podia, mas não quer!
Esta é a parte inteligente da coisa. A Apple anda a ser investigada por domínio de mercado, e de não querer abrir o seu ecossistema para nada, de forma a manter a sua vantagem competitiva.
Nos Estados Unidos, o iPhone vende pura e simplesmente por causa do iMessage. Por isso, a Apple não se vai mexer muito para “matar” o novo sistema da Nothing. Porque isso iria fazer com que vários holofotes brilhassem como nunca em cima deste assunto.
Um smartphone tem de ser um iPhone para ter sucesso?
Como estamos fartos de dizer, o mundo Android perdeu um pouco da sua identidade, encareceu de forma exagerada, e neste momento… O iPhone é cada vez mais o padrão do mercado. É o aparelho que os consumidores querem.
O que acontece nos Estados Unidos há vários anos, está lentamente a replicar-se por outros mercado, onde temos de incluir a Europa. O lado Android vai ter de acordar e cheirar o café da manhã… É preciso evolução e revolução!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!