Smartphones Samsung colocam dentaduras em bebés!?

Admito que este é um título muito estranho, talvez dos mais estranhos que já publicámos na Leak. No entanto a verdade é que a questão das dentaduras em bebés está a acontecer literalmente com os smartphones Samsung. Claro que para algumas pessoas isto acaba por ser bastante útil. Sobretudo quando ficamos com uns belos dentes. No entanto, no caso de bebés com meses é muito estranho.

Smartphones Samsung colocam dentaduras em bebés!?

Depois da questão das fotos à lua que não são propriamente falsas como escrevi aqui, eis que a Samsung volta a ser alvo de conversa devido à inteligência artificial. Desta vez as câmaras, ou melhor, o software adicionaram uns belos dentes a um bebé de sete meses. Tudo quando se utilizou a função remasterizar.

De acordo com uma notícia que chega do site The Verge, um utilizador comprou o novo Samsung S23 Ultra e decidiu experimentar a função Remaster numa das fotografias do seiu filho de sete meses de idade. Eles esperavam alguns ajustes que iriam melhorar a foto e talvez adicionar filtros ou alterar algumas das configurações. No entanto, os resultados foram chocantes, uma vez que a funcionalidade alimentada por IA adicionou dentes, como se vê abaixo.

A funcionalidade Remasterizar melhorou a foto adicionando e apagando algumas coisas para que ficasse melhor. No entanto, transformou a língua da criança de sete meses numa fila completa de dentes. O utilizador também forneceu outro vídeo para mostrar que isto não se tratou de um erro ocasional. Se quiser experimentar a ferramenta de remasterização, basta ir à Galeria, escolher uma foto, carregar no menu de três pontos e escolher a opção “Remasterizar Fotografia”.

smartphones samsung bebés

Isto acontece numa altura em que tanto se tem falado das fotos à lua.

As câmaras dos smartphones não têm as mesmas lentes e capacidades de zoom das DSLRs dedicadas. Por isso contam com uma mistura de sensores e a magia do software para aumentar a qualidade da fotografia e do vídeo. Se não fossem estas técnicas acredite que ninguém tirava o smartphone do bolso para fotografar. O que acontece é que tudo isto, de algum modo, torna as fotos diferentes. Aliás esta é parte da razão pela qual as fotos capturadas num iPhone podem parecer diferentes da mesma foto tirada por um Samsung Galaxy ou por um Xiaomi. A verdade é que cada empresa tem as suas próprias optimizações, equilíbrio de cores, e outras características que afetam o resultado final.

galaxy s23 fotografias à lua Em 2020, a Samsung introduziu o “Space Zoom” com o Galaxy S20 Ultra, que combinava o aumento de digital e o zoom óptico para aumentar o zoom da imagem para 100x. Este nível de zoom é útil para muitos cenários diferentes, mas a Samsung quis destacar a capacidade de obter imagens detalhadas da lua. Aliás há um tempo quando a Huawei ainda liderava no campo da fotografia até o deixar de fazer por culpa da intervenção americana já tinha sido acusada do mesmo.

Voltando à Samsung a controvérsia começou devido a um post no Reddit onde o objetivo foi mostrar que a foto era falsa e que o otimizador acabava era por enganar.

No entanto a verdade é que isto está errado. A Samsung otimiza as fotos o que é uma coisa diferente. Aliás isto é fácil de perceber. Se fosse algo completamente falso as fotos à lua ficavam sempre iguais e não é isto que acontece.

galaxy s23 fotografias à lua

A Inteligência Artificial

A Samsung está a usar um modelo de Inteligência Artificial no dispositivo para reconhecer a lua nas fotos, depois ajusta o foco e outros controlos para capturar a melhor imagem possível. A imagem passa então por um “motor de melhoramento de detalhes de IA” para eliminar o ruído nas fotos e melhorar os detalhes.

Uma vez que o modelo de IA foi treinado com fotos reais da lua, ele pode preencher detalhes que podem não ser visíveis. Mas atenção é assim que os smartphones modernos capturam todas as fotos, não apenas as fotos da lua. A questão é que nas fotos da lua é necessário aplicar mais inteligência artificial. Isto porque não há tantos dados para trabalhar como se tivermos a tirar uma foto a uma montanha ou a uma praia que está mais perto.

Isto torna as fotos falsas? Não. Continua a ser uma foto real melhorada por um modelo de inteligência artificial treinado com fotos da lua. Ou seja, não é estarmos apontar para a vizinha da frente e ficarmos com uma foto da lua como se fosse um sticker.

Este sistema da Samsung faz as imagens parecerem mais próximas da vida real, que é muito diferente de características de melhoramento como o Modo Beleza, que propositadamente distorcem a realidade.

Claro que esta situação das fotos à lua é um pouco diferente dos dentes postos pelos smartphones Samsung em bebés.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também