Smartphones: Restrição nos dados móveis é para acabar!

A limitação de dados móveis é uma coisa que em 2023… Já não faz muito sentido! Hoje em dia, seja na navegação de redes sociais, no streaming de música, ou até em pesquisas simples nos mais variados motores de pesquisa, os dados pura e simplesmente voam e desaparecem! Isto acontece porque as operadoras de redes móveis têm escolhido não evoluir com os tempos.

Aliás, infelizmente, o custo por GB continua extremamente alto em várias regiões Europeias, onde claro está, Portugal é um dos piores exemplos. Porém, as autoridades que regem o mercado já estão atentas à situação, e ao que tudo indica, as coisas vão mesmo ter de mudar.

Smartphones: Restrição nos dados móveis é para acabar!

Portanto, a FCC já veio a público afirmar que a limitação na quantidade de dados móveis disponível aos consumidores devia ser coisa do passado, e por isso mesmo, vai começar a lutar por um futuro mais livre, e mais conectado.

A pandemia deveria ter sido uma altura de mudança de paradigma, mas não. Muitas das operadoras continuam presas ao passado, e muitas delas até se estão a aproveitar da necessidade de mais e mais dados móveis, para ganhar alguns trocos extras.

No entanto, com a melhoria na qualidade do conteúdo multimédia nas redes sociais, e serviços de streaming, e também graças à popularização do trabalho remoto, começa a não fazer muito sentido ver limites de consumo tão pesados e punitivos. Aliás, o salto para o 5G deveria ser uma mudança na forma como as coisas funcionam, ao oferecer uma maior qualidade de acesso, mais velocidade, e menos restrições.

Para ter noção dos consumos atuais, podemos dizer que existiu uma explosão na última década. Ou seja, se em 2010 existia uma média de consumos à volta dos 9GB, por cada casa. Hoje em dia este número está nos 587GB mensais. Sim, leu bem… Quase 600GB de dados consumidos por mês numa única casa. Um aumento de 6422% nos últimos 13 anos.

Em suma, como deve imaginar, apesar do aumento dos preços, as operadoras não estão a disponibilizar mais tráfego. Aliás, em Portugal, com o fim das “borlas” em certas apps, mais concretamente nos tarifários jovens, alguns tarifários ficaram piores em 2023, mas ainda assim significativamente mais caros. As coisas têm de mudar!

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também