Smartphones novos todos os anos. É um erro das fabricantes!?

Como já deve ter percebido pelo que vê à sua volta todos os dias, trocar de telemóvel todos os anos já não é tão comum como antigamente. Porquê? Bem, os smartphones encareceram de forma quase absurda nos últimos 5~6 anos, e vamos também ser extremamente honestos, o ganho de performance e de funcionalidades ficou bastante mais lenta.

A grande maioria dos lançamentos focam-se em atualizações iterativas, normalmente com designs extremamente parecidos. O que levanta uma questão… Seria o fim do mundo se a Apple, Xiaomi e Samsung deixassem de fazer lançamentos anuais? Sim, seria. Vamos por partes?

Smartphones novos todos os anos. É um erro das fabricantes!?

iPhone, Android, S23, Pixel
Qual é o mais rápido? Qual é o mais novo?

Portanto, será que a coisa iria correr bem, se as três grandes fabricantes de smartphones decidissem lançar novos smartphones de 2 em 2 anos, ou de 3 em 3 anos, apostando muito mais na evolução do design, e integração de funcionalidades revolucionárias?

Afinal, desta forma, existiria muito mais tempo de desenvolvimento, e por isso mesmo oportunidades para fazer algo diferente e capaz de captar a atenção dos consumidores.

Pois… Não, na ótica das fabricantes seria terrível, bastando olhar parar aquilo que a Apple, Samsung e Xiaomi vendem todos os anos. Aliás, neste exato momento, mais de um mês após o anúncio da gama iPhone 15, a Apple continua com problemas em ir de encontro à procura dos consumidores.

Porquê? O problema está na nossa forma de olhar para a situação!
S22, S23
Galaxy S22 Ultra vs Galaxy S23 Ultra – As diferenças estéticas são mínimas
iphone
iPhone 14 Pro vs iPhone 15 Pro – O iPhone é igual, mudanças iterativas todos os anos.

Como pode ver pelas imagens em cima, a evolução dos aparelhos de referência das duas fabricantes mais populares do mercado é à primeira vista… Fraca? Especialmente no campo visual. O design tem sido o mesmo há vários anos, algo que não incomoda vários consumidores, mas que é um ponto crítico para muitos outros.

Pois bem, as fabricantes estão focadas na refinação, e não apenas em inventar algo novo só porque sim. Curiosamente, é exatamente isto que acontece no mundo automóvel. Não gosta do Porsche 911? O design é o mesmo há várias décadas, existindo apenas uma refinação e atualização de alguns aspetos em cada novo lançamento.

Outro ponto crítico é… Lá porque a Apple e a Samsung lançam novos aparelhos topo de gama todos os anos, isso não significa que os novos aparelhos sejam para si. Mas vai ser para alguém.

Quem tem um iPhone 14 não vai comprar um iPhone 15, se calhar nem um iPhone 16. Mas talvez já possa estar interessado num iPhone 17. O mesmo acontece nas outras fabricantes como é o caso da Samsung. Tem um Galaxy S21? Se calhar não faz sentido comprar um S22 ou S23. Mas um S24 ou S25? Talvez já valha a pena.

Cada consumidor tem o seu próprio ciclo de decisão e de atualização. Se existisse um lançamento apenas de 2 em 2 anos, ou de 3 em 3 anos, não existiriam soluções para quem quer mudar no imediato. Isso resultaria numa fuga do cliente para uma marca concorrente.

Conclusão

Obviamente que nós queremos ter sempre o melhor e o mais novo. Afinal de contas, se está aqui, é porque é um entusiasta do mundo da tecnologia. Eu percebo, sou igual a si neste aspeto.

Mas… Temos de meter a mão na consciência, pegar no nosso smartphone e pensar… Vale mesmo a pena trocar de telemóvel passado um ano, quando o nível de performance está tão elevado, e as diferenças são tão ligeiras de ano para ano? Poupe o seu dinheiro e vá de férias. Há outro lançamento daqui a 12 meses, que provavemente vai significar um salto qualitativo muito superior para si e para o seu dia-a-dia.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também