Smartphones: Nova geração Android pode chegar mais cedo!

Existe uma razão para a nova geração de smartphones Android começar quase sempre no início de um novo ano. Está tudo muito dependente do calendário das grandes responsáveis pelos componentes chave, neste caso mais concreto, o processador (SoC).

Afinal de contas, quando existe uma melhoria de performance entre gerações, esta vem de onde? Do processador claro!

Pois bem, a Qualcomm parece estar a antecipar os seus planos! O que por sua vez pode mudar o calendário de lançamentos do lado Android… Finalmente!

Smartphones: Nova geração Android pode chegar mais cedo!

s24

Portanto, normalmente, a Qualcomm demora sempre vários meses até anunciar novos processadores mobile, esperando quase sempre pela sua Snapdragon Summit de Dezembro.

Mas, em 2024, os anúncios mais importantes da empresa vão acontecer em Outubro.

Isto numa altura em que todas as parceiras da Qualcomm já deverão ter o processador ‘in-house’ para começar a produção em massa de novos smartphones. Por isso, a atual vantagem de 3 ou 4 meses que a Apple tem quando lança a sua nova gama de iPhones pode estar prestes a ser algo do passado.

  • Nota: Não acha estranho ver uma Apple a lançar em Setembro, e por isso mesmo, a ser capaz de aproveitar a Black Friday, Natal e Ano-Novo. Isto quase sempre sem qualquer tipo de concorrência?

De forma mais concreta, a Qualcomm vai anunciar o seu novo SoC Snapdragon 8 Gen4, equipado com núcleos Oryon, tendo como base o processo de 3nm da TSMC, tudo isto logo em Outubro.

Um processador que além de chegar mais cedo, também parece trazer algumas novidades extremamente interessantes no seu design base, visto que vários rumores parecem apontar para um desaparecimento dos núcleos de processamento mais fracos, para dar espaço a mais núcleos de alta performance.

  • (É um adeus aos núcleos de processamento focados na eficiência energética).

Vai chegar mais cedo… Mas vai ser (muito) caro!

O novo SoC deve ser extremamente rápido, elevando a performance do segmento Premium para níveis nunca antes vistos. Porém, as fabricantes vão ter de pagar, e bem, pelo acesso a este novo processador mobile.

Afinal, se o Snapdragon 8 Gen3 já custa cerca de 200 dólares por unidade, o novo Snapdragon 8 Gen4 deverá chegar aos 250 dólares, ou possivelmente até mais que isso.

Um preço unitário que poderá ter um profundo impacto no preço dos smartphones de nova geração. Especialmente porque além do preço do SoC, temos também de ter em conta que vão ser necessárias novas soluções de refrigeração.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também