Smartphones estão presos aos 120Hz?

Ainda existem algumas fabricantes de smartphones “presas” aos 60Hz como é o exemplo da Apple e os seus mais recentes modelos base do iPhone 16. Mas, na grande generalidade daquilo que é o mundo de smartphones, a grande maioria das fabricantes chegou aos 120Hz e nunca mais saiu de lá.

Qual é a razão para isso? Afinal de contas, o primeiro smartphone capaz de oferecer 120Hz foi o Razer Phone, que foi lançado no distante ano de 2017.

Smartphones estão presos aos 120Hz?

iphone 16 pro max não tem margens de sonho!

Portanto, na realidade, já existem alguns smartphones acima dos 120Hz, como é o caso de alguns modelos gaming que chegam aos 144Hz, ou é também o exemplo do Sharp Aquos que até ultrapassa este número e vai aos 240Hz, o dobro daquilo que é normal em qualquer aparelho topo de gama tradicional.

Porém, não é comum ver fabricantes a apostar neste tipo de coisas. Porquê?

  • Custo: Um ecrã capaz de chegar a este tipo de taxa de atualização de frames é mais caro
  • Qualidade de Imagem: Quanto maior a taxa de atualização, mais degradação poderá existir na imagem apresentada.
  • Bateria: Os 120Hz consomem mais bateria que os velhos 60Hz. Por isso, como deve imaginar, atualizar a imagem 240x por segundo vai influenciar ainda mais a autonomia do seu aparelho.
  • Aquecimento: Um ecrã mais rápido, vais dar origem a um maior aquecimento. Não só do ecrã, como de todo o telemóvel. Isso tem impacto no desempenho, e também na durabilidade do mesmo.
  • Não vale a pena: O salto para os 120Hz foi bom e é considerado um ponto ótimo. Qualquer valor acima deste, não vai acrescentar o mesmo valor, porque vai ser mais difícil para o utilizador perceber o aumento da taxa de atualização de frames.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também