Smartphones: os maiores erros que fazemos com a bateria!

A bateria é um componente muito importante do smartphone. Assim não é de estranhar as nossas tentativas para que ela dure mais. No entanto este componente está rodeado de muitos mitos. Ora isto leva a que por vezes façamos mais mal do que bem. Dito isto, vamos dizer-lhe quais os maiores erros que fazemos com a bateria dos nossos smartphones!

Smartphones: os maiores erros que fazemos com a bateria!

Ninguém vive para sempre

É mau mas é verdade. Nada dura para sempre e o mesmo acontece com a bateria. Dito isto, uma bateria de um smartphone é, em última análise, um bem consumível. Tal como os tinteiros de uma impressora, existem para ser usados e, quando chega ao fim do seu ciclo de vida, substituídos.

smartphones erros bateria

De facto, tal como os tinteiros, é verdade que podemos fazer algumas coisas para durarem mais. Por exemplo, imprimirmos em modo de rascunho. No entanto, um dia, irão chegar ao fim. O princípio é exatamente o mesmo. Podemos desligar algumas coisas no smartphone para prolongar a autonomia e não estarmos sempre a carregar o smartphone. No entanto, um dia, o fim vai chegar.

Matar aplicações para prolongar a vida da bateria? Grande erro!

O smartphone foi concebido para ser usado da forma como a grande maioria das pessoas o utiliza: abrir apps quando necessário e nunca realmente fechá-las.

Dito isto, não foi concebido com a ideia de que temos de fechar uma aplicação quando deixamos de a usar como se estivéssemos num computador. Isto é um facto tanto nos iPhones como nos smartphones Android.

smartphones erros bateria

Claro que também podem haver apps mal programadas que atrasem o sistema enquanto estiverem abertas. No entanto é uma raridade. De facto, a maioria tem pouco impacto. Estarmos sempre a fechar apps não é apenas uma perda de tempo mas realmente prejudica o desempenho e a vida útil da bateria.

Temos de carregar sempre a bateria até aos 100%

Apesar de todos nós fazermos isto, a verdade é que carregar qualquer aparelho eletrónico até aos 100% de bateria é um erro crasso. Sabe qual é a regra de ouro para o carregamento de uma bateria? É a regra dos 80/20!

carregador

Afinal de contas, caso não saiba, uma bateria de iões de lítio entra em níveis elevados de stress quando está acima dos 80%, ou fica abaixo dos 20% de carga. Entretanto, estes níveis de stress aumentam significativamente quanto mais perto estiver dos 0% ou 100%.

Muito resumidamente, o carregamento de 99% para 100% é muito mais difícil e nefasto para a bateria, do que o carregamento de 49% para 50%. Isto mesmo tendo em conta que estamos a falar da mesma exata percentagem de carga (1%).

Devo limpar semanalmente a cache e dados das aplicações

A primeira razão que pode levar alguém a fazê-lo ou a limpar outros dados é para ganhar mais espaço no smartphone. É que caso exista pouca capacidade de armazenamento, ele fica realmente mais lento. No entanto isto pode causar alguns problemas. É que normalmente só recorremos a isto quando uma app deixa de funcionar ou está mais lenta.

Google Play Store Fortnite, Play Store apaga, Google Play Store anda,Novidade na Play Store,Google Play Store!,Google Play Store mata, Ameaça na Google Play Store, app na Play Store, Perigo Google Play Store, Alerta Play Store apps

Seja como for por vezes pode ser feito. Sempre que alguma app não estiver a funcionar bem. É que sempre que limpamos a cache num smartphone ela volta a ser construída quase logo a seguir. Assim e apesar dos supostos benefícios, limpar a cache muitas vezes pode ser uma função desnecessária e vai contra o objetivo da sua criação: – que as coisas arranquem mais depressa.

Seja como for a opção de limpar dados e cache é muito útil para resolver problemas. No entanto não vale a pena andarmos sempre a limpá-la. Mais vale recorrermos apenas a esta função quando alguma app deixar de funcionar ou o espaço de armazenamento ficar cheio.

Assim esqueça a ideia de limpezas regulares que fazem mais mal do que bem.

Não utilizar o smartphone quando está a carga

Este mito baseia-se na ideia de que o calor é prejudicial para o smartphone e para a vida útil da bateria. Não é totalmente falso. A sua bateria é mais feliz a funcionar à volta da temperatura ambiente. Mas o pouco de calor introduzido pelo carregamento e depois o calor extra que se deve à utilização do smartphone não é uma coisa do outro mundo. Assim pode utilizá-lo ao mesmo tempo que carrega.

E pronto estes são os maiores erros que fazemos com a bateria dos nossos smartphones e muitas vezes nem nos apercebemos.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também