Há alguns meses atrás, escrevi um artigo a comentar o facto de hoje em dia, quase tudo o que chega ao mundo mobile tem no seu nome “Pro” ou “Ultra”. O que claro está, significa quase sempre que… As coisas não são bem assim!
Se tudo é Pro ou Ultra… Será que alguma coisa é de facto especial? Ou é tudo estratégia de marketing? Ambos sabemos qual é a resposta a esta questão.
Infelizmente, a realidade é que o mercado está completamente estagnado no lado das funcionalidades, do design, e infelizmente também nos nomes, e por vezes até nas cores.
É uma tristeza em que tudo parece igual.
Smartphones: É tudo aborrecido… Até os nomes!
No meio de tudo, é verdade que ficar irritado com os nomes dos telemóveis não faz grande sentido. Mas, quando tudo parece igual e se sente igual, não me importava nada de ver alguma originalidade nos nomes. Originalidade que poderia ser acompanhada por esquemas de cores mais complexos, e até por alguns designs um pouco diferentes do tradicional.
Onde anda um Galaxy Orion Edge? Um iPhone Max? Ou qualquer outra coisa mais fora da caixa?
É triste. Mas parece que até nos nomes, existe alguma resistência a correr riscos.
- Nota: A Apple é uma história um pouco diferente, porque muitos dos nomes que são implementados no lado do iPhone, já têm história em gamas de produtos mais antigas. Como é agora o caso do iPhone 17 Air, que vai buscar inspiração aos portáteis e tablets da gigante Norte-Americana.
Claro que, nomes parecidos também simplificam as coisas para os consumidores, porque toda a gente sabe que Pro, Pro+ ou Ultra, significa que estamos perante os modelos mais poderosos que aquela fabricante tem para oferecer dentro daquela gama de preço.
Mas… Sabe a pouco! Quero mais! Quero coisas diferentes! Por exemplo, o novo tridobrável da Samsung deve chegar ao mercado com o nome de Galaxy G Fold.
Não sei qual é a sua opinião, mas pelo menos do meu lado, é um nome que não me aquece nem arrefece. É algo super aborrecido, quando no fundo estamos a falar do primeiro tridobrável capaz de chegar a todas as regiões do globo.
Aliás, se formos um pouco mais longe, até as cores são aborrecidas.
Mas… Nem todas as fabricantes são assim!
Ainda existe alguma imaginação no mercado.
Como é o caso do OnePlus Nord, o Moto G Play ou G Power, ou até os Realme GT Neo, e ainda temos o RedMagic da Nubia.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Acha que está na altura de partir os moldes para tentar coisas diferentes? Ou em equipa que ganha não se mexe? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.