Smartphones de gama média mais espertos! (e mais caros)

O mundo dos smartphones vai mudar de forma quase absurda durante o ano de 2024, o que claro está, se deve à implementação de muitas e boas funcionalidades baseadas em algoritmos de Inteligência Artificial.

O que significa isto? Bem, os smartphones vão ter de aumentar as suas especificações técnicas como é o caso da memória RAM, mas também vão ter de contar com processadores capazes de arcar com as exigências desta nova e exigente geração de software.

À primeira visto, isto deveria significar que todas as coisinhas boas da IA iriam ficar reservadas para a gama mais alta do mundo dos smartphones, onde temos o melhor hardware da indústria, e claro, mais dinheiro para “brincar”. Mas… Parece que as coisas não são bem assim.

Smartphones de gama média vão ficar mais espertos!

Portanto, depois de anunciar o seu Snapdragon 8 Gen3, um processador que apesar de não contar com o processo de produção mais avançado do planeta, promete ainda assim níveis de performance pura e simplesmente incríveis, eis que temos o anúncio do Snapdragon 7 Gen3, um processador mais pensado para a gama média, mas ainda assim cheio de promessas de levar muita e boa inteligência à gama média de smartphones Android.

Estamos a falar do sucessor direto ao Snapdragon 7 Gen 2, agora com mais performance, mais eficiência, e muito mais esperteza. Afinal, a nova geração vai estar focada em assisntentes virtuais do estilo chatbot, e também em aplicações automáticas como é o caso do editor de imagem Magic Editor dos Google Pixel 8, entre muitas outras coisas.

Tudo isto deve significar serviços mais rápidos, desde a previsão inteligente de quais aplicações o utilizador poderá querer abrir a seguir, até ferramentas de tradução e transcrição em vários idiomas a funcionar em velocidades nunca antes vistas.

Porém… A IA (ainda) não é tudo!

Além da inteligência artificial, o Snapdragon 7 Gen3 também traz bastante potência pura e dura! Com o CPU a oferecer um aumento de 15% face à geração anterior, isto enquanto o novo GPU promete +50% de performance. Além de tudo isto, a Qualcomm oferece ainda o suporte à tecnologia de geraçao de frames Adreno Frame Motion Engine.

Preços?

smartphones, coronavirus no smartphone

A gama média de smartphones Android encareceu de forma quase absurda após a pandemia. Por isso, agora resta saber o que esta nova geração poderá significar para o mercado em 2024.

Estes novos processadores são mais complexos, mais poderosos, e por isso mesmo mais caros. Além dos processadores, temos ainda de considerar o aumento na memória RAM e também no armazenamento interno.

Não me admiraria nada de ver um aumento do preço médio de um smartphone de gama média para os 600€.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também