Como já deve ter percebido, o mundo dos smartphones vai sofrer uma revolução já a partir de 2024, no entanto, ninguém sabe muito bem o que isto vai dar.
Temos vários indícios de que vai ser necessário mudar de smartphones para suportar em pleno tudo o que aí vem de novo, mas… Começa a ser óbvio de que as maiores referências do mundo dos smartphones estão a adotar uma estratégia de “esperar para ver”.
Pois bem, como deve imaginar, isto significa que você também deve adotar uma estratégia muito similar. Isto porque parece cada vez mais certo que o ano de 2024 é um ano de transição, e não um ano de mudar ou atualizar os seus aparelhos computacionais mais importantes. (Algo muito importante, porque a tecnologia está cada vez mais cara!)
Smartphones: Comprar tecnologia em 2024 é um erro!
Portanto, caso ainda não tenha percebido, o mundo da tecnologia está prestes a mudar de forma absolutamente incrível nos próximos anos, tudo graças à implementação de funcionalidades de Inteligência Artificial. Para muito boa gente, tudo isto pode ser comparável à Revolução Industrial na segunda metade do século XVIII.
Tudo vai mudar, tudo vai ficar mais simples, ou mais divertido!
Bem, na verdade, é muito provável que muitos postos de trabalho mudem ou até deixem de ser viáveis.
Mas, como deve imaginar, uma mudanças destas não acontece da noite para o dia.
Ou melhor, as mudanças necessárias para receber todo este “novo” mundo não podem ser feitas em meses ou em apenas um único ano.
Sendo exatamente por isso que, apesar de muito estar a ser dito acerca da chegada do IA ao mundo dos smartphones, com a própria Samsung a afirmar que o Galaxy S24 é o primeiro smartphone realmente inteligente do mercado, o ano de 2024 parece ser um ano de transição!
- Nota: Ou melhor, um ano em que nada vai mudar por aí além no lado do hardware. Tudo para as fabricantes perceberem quais são as reais necessidades, e assim conseguirem suprimir o que está em falta na geração seguinte.
É por isso que as maiores referências do mundo dos smartphones (Samsung e Apple) estão a planear lançar novas gerações de produtos muito similares, apenas com algumas mudanças no lado do software.
Aliás, muitas das maiores empresas do lado do hardware, como é o caso da Qualcomm, MediaTek, e até é o caso da Samsung, estão neste momento a planear mudar a forma como desenham e lançam chips, para se adaptarem ao novo mundo IA.
Mas… Isso só vai ter algum impacto a partir de 2025.
Em suma, começa a ser um dado adquirido que apesar da grande aposta das fabricantes, talvez seja uma boa ideia continuar com o seu smartphone, bem como o seu portátil, durante mais algum tempo.
Em 2025 logo se vê! Nunca é boa ideia ir atrás das primeiras gerações de algo!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!