Smartphones com duas portas USB-C a caminho do mercado?

Desde sempre que estamos habituados a que os smartphones venham apenas com uma porta USB, na maioria dos casos para carregamento. No entanto com o surgimento de tantos acessórios já se fala na possibilidade destes equipamentos virem com duas portas. Mas será que numa altura em que os fabricantes até retiraram a porta de áudio e tudo o que podiam para ganhar espaço interno, faria sentido os smartphones passarem a ter duas portas USB-C? Há quem diga que sim e sobretudo recorra a três explicações. A verdade é que o mercado é que vai decidir. Mas acha boa ideia?

Smartphones com duas portas USB-C a caminho do mercado?

Ouvir música e carregar o smartphone

A primeira razão está relacionada com uma componente mais prática. O primeiro e mais comum cenário em que todos gostaríamos de ter uma segunda porta USB-C é quando queremos carregar os nossos smartphones enquanto ouvimos música. Já não temos saídas para auscultadores, pelo que temos de recorrer a adaptadores USB-C para auscultadores ou a auscultadores USB-C para ouvir música em auscultadores com fios. Pode dizer-se que os auriculares sem fios são uma solução óbvia, mas nem todos gostam deles. Com duas portas USB teria-se sempre melhor de dois mundos.

carregar mais rapidamente os smartphones Samsung, carregar um smartphone Galaxy, explodir o telemóvel, gastar bateria do smartphone, android bateria gasta rapidamente

Ligar mais acessórios

Se estiver a transferir ficheiros de ou para o meu PC e o smartphone tiver pouca bateria, duas portas também dariam jeito. Ligar o telemóvel ao PC carrega tecnicamente a bateria, mas é muito lento.

Mais uma porta no caso da primeira se avariar

Redundância aqui é a palavra de ordem. Se a porta USB-C do seu telemóvel morrer, não tem forma de o carregar, muito menos de lhe ligar acessórios. As suas duas únicas opções são substituir o telemóvel ou substituir a porta, o que é um procedimento difícil. Pode optar por pagar a um profissional para o fazer, mas é dispendioso. Além disso, o telemóvel perderá as suas propriedades de resistência à água no momento em que cortar o selo de fábrica. Uma segunda porta iria resolver este problema.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também