Smartphones com baterias removíveis não estão sozinhos!

Como noticiámos no passado, a União Europeia decidiu mudar as regras do mundo tecnológico para tornar as coisas um pouco mais sustentáveis. Ou seja, dar um outro foco ao aproveitamento e reparação de produtos tecnológicos, em vez de os atirar para o lixo e comprar novo.

Uma estratégia muito interessante, porque vamos ser completamente honestos, existe falta de performance nos nossos gadgets do dia-a-dia? Especialmente quando compra produtos de gama média ou gama alta? Pois bem, é com este foco que a UE tentou mudar as coisas. Porém, como já deve ter percebido, os smartphones não são o único alvo, existem outros.

Smartphones com baterias removíveis não estão sozinhos!

Portanto, como deve saber, o mundo mobile anda com uma nova tendência. Qual? Estamos a falar das consolas portáteis! Afinal, além da Nintendo Switch que deve estar prestes a receber uma sucessora, temos a Steam Deck, a ASUS ROG Ally, bem como uma iminente PS5 Lite. Isto pode ser apenas o início de um gigantesco all-in da indústria em máquinas compactas mas poderosas. O que claro está, fez com que a União Europeia quisesse definir bem as regras logo de início.

Este novo tipo de aparelho computacional tem de respeitar as mesmas exatas regras que foram oficializadas para os smartphones. Isto significa que as baterias destas consolas têm de ser removíveis, ou, no mínimo, as fabricantes têm de apostar em tecnologias de bateria mais sustentáveis, com maior capacidade, e a consola em si tem de ter certificação de resistência a água e pó.

Este “ou” é o porquê de muito provavelmente toda a gama alta do mundo dos smartphones continuar com baterias “não removíveis” a partir de 2027. Existem exceções, que claro está, fabricantes como a Apple e Samsung vão aproveitar ao máximo para continuarem a lançar aparelhos finos, leves e “sexy”.

Como dissemos em cima, estas novas leis entram em vigor em 2027. Tudo de forma a dar muito tempo para as fabricantes se adaptarem a uma nova realidade. Agora resta saber o que vai acontecer.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também