Como deve saber, apesar de algumas exceções nas regras já aprovadas da União Europeia, é esperado que a partir de 2027 seja completamente normal trocar uma bateria em casa.
Talvez não seja possível voltar aos tempos dos Nokia, e primeiros Samsung, mas é um dos grandes objetivos da UE facilitar a troca de uma bateria, para que um smartphone dure mais alguns anos.
Mas, a troca de bateria não nos livra de um outro problema. Afinal, enquanto trocar a bateria é incrível, ficar agarrado aos caprichos da fabricante do seu smartphone não é de todo muito positivo.
Smartphones com bateria removível. Há outro problema!
Portanto, num mundo perfeito, uma bateria devia ser como um cabo USB-C. Ou seja, o conector devia ser igual para todos os aparelhos, e o tamanho também, dessa forma, seria extremamente fácil comprar baterias de marcas fora do domínio das fabricantes, a preços incrivelmente baixos.
Aliás, isto já aconteceu há alguns anos atrás, sendo possível comprar baterias para telemóveis Nokia em qualquer loja de esquina, com a mesma bateria a ser compatível com uma mão cheia de aparelhos.
Como é óbvio, as coisas mudaram, e hoje em dia encontrar baterias com o mesmo formato, a encaixar em smartphones diferentes seria extremamente difícil. Aliás, ter um tamanho “padrão” para todos os aparelhos seria uma limitação incrível em cima das fabricantes, e iria com toda a certeza ter um grande impacto na inovação e desenvolvimento de novos aparelhos.
Porém, já não seria mau ter um mercado aberto, com várias outras empresas a lançar baterias para muitos dos smartphones mais populares. Desta forma seria fácil fugir às garras da Samsung, Apple, Xiaomi, Huawei, etc… Comprando baterias muito mais baratas, mas ainda assim de qualidade, no mercado aberto. Acha que isso vai acontecer? Provavelmente não. Acredito que vamos ver conectores proprietários, o que por sua vez nos vai manter agarrados às marcas que produziram os nossos smartphones, a preços pura e simplesmente assustadores.
Algo que acaba por derrotar um pouco todo o objetivo da coisa.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Acha que vai ser possível manter os mesmos níveis de inovação e durabilidade com baterias removíveis? Ou vamos perder a resistência a água e pó nos smartphones do futuro? Acha que vai ser possível voltar a comprar baterias em qualquer loja, ou isso também é um sonho improvável? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!