Smartphones com 8 anos de atualizações. Faz sentido?

Um smartphone topo de gama já dura, em média, cerca de 3 ou 4 anos nas mãos de um consumidor “normal”. Algo completamente normal, porque o aumento de performance, e/ou implementação de funcionalidades realmente inovadoras ou até revolucionárias já é uma coisa muito normal de se ver no mercado, especialmente de um ano para o outro.

É exatamente por isso que as fabricantes estão cada vez mais interessadas no suporte prolongado, e se possível, na venda de subscrições que dão algumas vantagens via software, em vez de tentar vender produtos novos baseados em tecnologias extremamente recentes, mas claro, absurdamente caras.

Um bom exemplo neste “foco” está no mais recente lançamento da Qualcomm.

Smartphones com 8 anos de atualizações. Faz sentido?

peças americanas, QUalcomm, covid-19 chipsets

Portanto, a Qualcomm anunciou finalmente o seu novo SoC topo de gama Snapdragon 8 Elite, um chip que vem para roubar o espaço no trono do agora velhinho Snapdragon 8 Gen3 de 2023, que por sua vez deu vida a todos os smartphones topo de gama do ecossistema Android da última geração.

Este novo chip vem equipado com núcleos Oryon que prometem níveis de performance nunca antes vistos no mercado, um GPU Adreno 830 para melhorar ainda mais a performance em jogos, e claro, é tudo baseado no mais recente processo de produção de 3nm da TSMC, o que por sua vez significa uma grande eficiência energética.

Tudo boas notícias, mas a mais interessante parece estar associada à longevidade do aparelho baseado neste SoC!

Afinal, a Qualcomm anunciou que o seu novo Snapdragon 8 Elite vai permitir até 8 anos de atualização de software. Ou seja, a fabricante do SoC vai oferecer todas as atualizações de drivers, etc… às fabricantes.

Porém, como é óbvio, o esforço não depende apenas e só da Qualcomm. As fabricantes de smartphones têm de querer oferecer estes 8 anos. Tal e qual como a Google, Samsung, entre outras, estão a tentar oferecer.

Ou seja, a Qualcomm vai apenas oferecer as ferramentas necessárias para atingir este marco. Por isso, se comprar um smartphone baseado neste SoC e só receber 1 ou 2 anos de atualizações. Culpe a marca e não quem produziu o SoC!

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também