Smartphones: Carregadores de 240W. Tem medo?

Como a Samsung e Apple têm vindo a provar, as velocidades de carregamento não são, de todo, o que mais interessa no mundo dos smartphones! Afinal de contas, os aparelhos topo de gama destas fabricantes continuam a apostar em velocidades de carregamento bastante discretas, como é o caso do recente S23 Ultra (45W), e o sucesso continua a ser mais que muito. Sabe porquê? É que com o aumento absurdo das velocidades de carregamento, chegamos a um certo ponto, em que começa a ser normal começar a sofrer do efeito de “diminishing returns“.

Que efeito é este? Muito resumidamente, a partir de um certo ponto, vamos tirar menos rendimento ao acréscimo da velocidade de carregamento. Entretanto, ao mesmo tempo, também temos de lidar com mais aspetos negativos, como é o caso de um carregador mais complexo, mais caro, que aquece de forma absurda, e talvez mais importante que tudo isso, é também capaz de aquecer o smartphone de forma muito significativa.

Ainda assim, algumas marcas continuam a apostar tudo o que têm neste tipo de tecnologia! O que claro está, começa a ser um pouco preocupante. Vamos por partes?

Telemóveis já carregam a 240W. Razão para ficar preocupado?

Portanto, enquanto o S23 Ultra chegou com uma velocidade de carregamento de apenas 45W, e o OnePlus 11 não vai muito mais longe, ao apostar em 100W… A RealMe, a submarca da Oppo, tem agora um aparelho capaz de carregar a uns incríveis 240W. Estamos a falar do RealMe GT Neo 5.

Sim, 240W é um número incrível. Porém, também é um número assustador. Para ter a noção da coisa, a grande maioria dos portáteis modernos apenas precisa de um carregador de 65W. Faz sentido olhar para 240W num smartphone? Será que vamos ver velocidades ainda mais altas, como em hipotéticos carregadores de 300W?

Isto será “saudável” para as baterias dos smartphones?

As fabricantes gostam muito de dizer que não. Porém, a atual base tecnológica que dá vida às baterias de tudo, ou quase tudo que temos à nossa volta, odeia temperaturas altas. Isto é um facto.

Além disto, enquanto a Xiaomi apresentou smartphones capazes de carregar em ~15 minutos com um carregador de 120W, este carregador de 240W, apenas consegue baixar esta métrica para ~10 minutos, isto numa bateria com um tamanho similar. Vale a pena o risco?

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também