Bem, na realidade, nĂŁo vamos falar apenas e sĂł dos smartphones. Porque a realidade Ă©… EstĂĄ tudo mais caro! Comprar uma TV, um frigorĂfico, um tablet, um smartphone, um simples relĂłgio inteligente, ou um carro (seja ele a gasolina, a gasĂłleo, ou 100% elĂ©trico) Ă© agora muito mais caro, relativamente ao que era hĂĄ 1 ou 2 anos atrĂĄs.
PorquĂȘ? Bem, temos o impacto da crise de chips, da crise de materiais base, do facto de a distribuição de produtos na cadeia global de fornecimento ter ficado mais complicada (petrĂłleo super caro, e poucos contentores para tantos produtos), e por isso mais cara. Temos tambĂ©m a inflação. Mas sabe qual Ă© o fator mais importante no meio de tudo isto? Ă a forma como o mundo empresarial funciona!
Smartphones caros e a encarecer mais. PorquĂȘ?
Portanto, quando uma empresa consegue chegar a recordes de vendas, e de lucratividade, que foi o que aconteceu, no geral, a quase todas as fabricantes de tecnologia entre 2020 e 2022, fica um pouco complicado mudar o paradigma. Como deve imaginar, na forma como o mercado funciona, ver uma trajetĂłria descendente, nunca Ă© bem visto pelos acionistas.
Sendo exatamente por isso que numa altura de baixa procura, que claro estĂĄ, acontece porque os consumidores compraram tudo o que tinham para comprar na altura da pandemia, fosse telemĂłveis, TVs, cozinhas completas, etc… Temos um aumento de preços, para que as fabricantes consigam ir buscar mais dinheiro, por cada unidade vendida, e assim manter um nĂvel de lucratividade pelo menos similar ao passado, apesar do facto de o nĂșmero de vendas estar, muitas vezes aquĂ©m, daquilo que aconteceu nos anos pandĂ©micos.
Ou seja, os preços estĂŁo a aumentar, e vĂŁo aumentar ainda mais! Porque os anos de COVID nĂŁo estĂŁo a ser tratados como uma exceção Ă regra. Assim, as empresas estĂŁo, no geral, a fazer comparaçÔes com anos completamente atĂpicos de procura, que provavelmente nunca mais se irĂŁo repetir. Curiosamente, estĂŁo a aumentar preços, numa altura de incerteza econĂłmica tambĂ©m ela nunca antes vista, e com inflação galopante. Uma inflação, que tambĂ©m muito se deve a esta forma de fazer as coisas.
Receba as notĂcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. Ă grĂĄtis!