Smartphones: estes são os sinais que a bateria pode explodir!

A maioria de nós está rodeada de objetos inflamáveis pelos quais pagámos bom dinheiro. De facto, é quer se trate de smartphones, computadores portáteis ou, literalmente, qualquer aparelho que tenha uma bateria, todos eles são vulneráveis a pegar fogo. É pouco provável que os seus dispositivos se incendeiem e expludam sem aviso, mas deve saber quando existe um risco de incêndio e o que pode fazer para o evitar. Assim no caso dos smartphones estes são os sinais que a bateria pode explodir.

Smartphones: estes são os sinais que a bateria pode explodir!

A melhor forma de não corrermos perigo é darmos conta de alguns sintomas a tempo. Assim não teremos de lidar com consequências catastróficas.

Redução significativa da duração da bateria

Este é o sinal mais seguro de que a sua bateria está a degradar-se. A maioria dos aparelhos que utilizamos têm baterias de iões de lítio, que têm uma vida útil limitada. À medida que carrega e descarrega a bateria, a sua capacidade de manter a carga vai diminuindo. É por isso que os telemóveis mais antigos têm uma duração de bateria significativamente inferior à dos seus equivalentes mais recentes.

Se tiver um smartphone que passa de 100% de bateria para zero num par de horas, deve considerar isso como um sinal de bateria degradada. O melhor é trocar o dispositivo e atualizá-lo, ou mandar substituir a bateria num centro de assistência autorizado.

Baterias inchadas

O seu dispositivo está a inchar perto da bateria? Nos smartphones, o painel traseiro começa a curvar-se e a expandir-se; num computador portátil, o inchaço ocorre por baixo do teclado. Esta expansão pode dever-se a uma bateria inchada. Se a sua bateria estiver inchada, é altura de deixar de a utilizar imediatamente. Deve contactar os profissionais de reparação do seu dispositivo para obter conselhos sobre como eliminar em segurança a bateria inchada e substituí-la por uma nova o mais rapidamente possível.

Enquanto espera por uma substituição, não guarde a bateria inchada dentro de casa ou em qualquer outro local que possa incendiar-se.

Fumos ou odores provenientes do seu aparelho

Escusado será dizer que se vir fumo a emanar do seu aparelho, é altura de o afastar imediatamente de tudo o que lhe é querido. Leve o aparelho para longe de casa e mantenha-o numa superfície como o betão, onde não possa espalhar o fogo.

Também é importante evitar inalar os fumos de um aparelho que esteja a emanar fumo ou a arder. Estes fumos são extremamente tóxicos.

Uma bateria com fugas

Se houver uma fuga de líquido da bateria de um aparelho, deve tomar as mesmas precauções descritas anteriormente para garantir que a bateria não explode perto de si. Contacte os profissionais de reparação do seu aparelho para obter conselhos sobre a forma.

smartphones bateria explodir

O seu dispositivo está danificado

Uma pequena queda que lhe deixa um ecrã rachado provavelmente não é um grande problema, mas se o seu dispositivo estiver seriamente danificado, é altura de começar a pensar em “risco de incêndio”. A substituição da bateria é uma boa ideia nestes casos, porque uma bateria danificada também pode explodir sem aviso prévio.

Como evitar ter problemas

Pode tomar algumas medidas para evitar danificar as baterias dos seus aparelhos. Estes passos não requerem muito esforço, mas compensam a longo prazo.

Substitua proativamente as baterias que estão a envelhecer

Se o seu smartphone estiver a ficar velho, deve considerar a substituição da bateria de qualquer forma. Isto dar-lhe-á um desempenho significativamente melhor e reduzirá o risco de perigos relacionados com a bateria. O custo de substituir a bateria nesta fase é muito mais baixo do que ter de lidar com as consequências de uma bateria rebentada mais tarde.

Evite a exposição direta à luz solar

Alguns de nós vivem em locais com muito sol e tendem a deixar os seus aparelhos perto de janelas ou em áreas onde estão expostos à luz solar direta. Isto pode expor a bateria a temperaturas mais elevadas e levar a uma degradação significativa muito antes do seu tempo de vida normal. Se a mantiver afastada da luz solar, está a reduzir imediatamente o risco de incêndio.

tempo quente computador, índice UV

Sugestões para armazenamento a longo prazo

Se não tenciona continuar a utilizar um aparelho, pode atirá-lo para uma gaveta qualquer e esquecê-lo completamente. Antes de o fazer, deve consultar o manual do utilizador do fabricante para saber qual a forma ideal de guardar os dispositivos. A Apple recomenda que carregue os iPhones até 50% antes de os guardar durante muito tempo. Este passo é importante porque a bateria de um dispositivo completamente descarregado pode entrar num estado de descarga profunda durante um período de tempo, o que significa que não conseguirá manter qualquer carga. Da mesma forma, guardar um iPhone com 100% de bateria também leva à degradação da bateria.

Também deve evitar guardar os seus dispositivos em ambientes húmidos para manter a bateria segura.

Se estiver atento a todos os sinais não tem de se preocupar com o facto de a bateria dos smartphones poder explodir.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também