Smartphones Android vão ter de mudar! Está a ficar tarde!

O mundo Android está a perder gás face ao ecossistema iOS da grande rival Apple. Isto é agora inegável! Chegámos até ao ponto de ver uma Apple, que só produz smartphones de gama alta, a ultrapassar fabricantes que lançam dezenas de modelos todos os anos, aos mais variados preços, como é o caso da Samsung e Xiaomi.

Sim, leu bem! A Apple que só lança 4 aparelhos, às vezes 5 quando se lembra de que o SE existe, já vende mais que a Samsung. Uma tendência que parece ter pernas para aumentar um pouco mais em 2024, visto que as gigantes do mundo Android continuam um pouco conservadores relativamente ao mercado do próximo ano. Algo curioso, visto que esse medo é uma antítese face aquilo que a Apple está a preparar. (Aumento da sua produção para vender ainda mais telemóveis!)

O que significa isto? Bem, como deve saber, fazer o mesmo e esperar resultados diferentes é o cúmulo da parvoíce. Por isso, as fabricantes do mundo Android vão ter de mudar de estratégia, caso contrário, pode ficar complicado dar a volta mais tarde.

O iPhone é cada vez mais o padrão do mercado!

Smartphones Android vão ter de mudar! Está a ficar tarde

Portanto, hoje em dia, ter um smartphone Android ou iOS no bolso, não significa um mundo de diferenças. Na gama alta custam basicamente o mesmo, e em termos de funcionalidades, apesar de algumas diferenças aqui e ali, são realmente muito parecidos. O que muda é quase sempre o ecossistema, com a Apple a apresentar uma proposta cara, mas significativamente mais apelativa.

Porém, as coisas nem sempre foram assim! Existiam diferenças claras entre ter um smartphone Android ou um iOS.

Há muitas luas atrás, o lado Android era conhecido por ter preços mais apelativos, e uma maior liberdade na instalação de aplicações e personalização na parte do aspeto. Por sua vez, o iOS era conhecido por ser um sistema operativo simples, ao mesmo tempo que era focado na funcionalidade e velocidade, e menos na personalização.

Sempre foi um bocado por aqui que os smartphones Android contavam com uma lista de especificações mais interessante, enquanto o iPhone fazia mais com menos. Afinal, o Android fazia tudo e mais alguma coisa! Dito tudo isto, talvez seja uma boa ideia voltar atrás? Para estes tempos? Afinal, da forma como está, o ecossistema Android começa a perder demasiado terreno face aquilo que a Apple anda a fazer.

Quer provas? Enquanto o iPad e Apple Watch continuam a ser parceiros incríveis para o iPhone, no lado Android continuamos com um ecossistema separado, que quase nunca faz sentido.

Quer um tablet? Porreiro! Mas qual? As alternativas são mais do que muitas e nenhuma se aproxima ao iPad. Quer um relógio? Fixe! Temos o Galaxy Watch da Samsung como proposta mais interessante na performance/preço, mas vai perder algumas funcionalidades se o conectar a um smartphone fora do mundo Samsung Galaxy.

As coisas têm de mudar! O Ecossistema Android tem de mudar. Se não for pelo preço, tem de ser por outro lado qualquer.

Já olhou para o top 10 de vendas dos últimos 6 meses? A tabela é completamente dominada pela Apple, e o smartphone mais vendido do lado Android nem é um aparelho de gama média ou gama alta, é o smartphone mais barato da Samsung (Galaxy A14).

O mundo Android está sem identidade, e por isso, está em risco.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também