Smartphones Android: Como é que o mercado pode mudar?

Como temos vindo a dizer, o iPhone é cada vez mais o padrão do mundo mobile, ao conquistar quota de mercado ano após ano, especialmente entre os mais jovens, e até entre os menos endiheirados, tudo isto enquanto o ecossistema Android parece definhar, apesar de até ter melhorado em vários campos nos últimos anos.

Aliás, acredito que o lado Android, depois de vários anos com software menos refinado, está agora em paridade com o lado iOS. Ter um iPhone ou um qualquer Android de topo (Exemplo: S23 Ultra) vai dar ao mesmo, sendo mais uma questão de gosto, ou de presença dentro de cada ecossistema.

Porém, em igualdade, o iPhone ganha. Em igualdade, o consumidor vai preferir o smartphone da velha maçã trincada. Como é que se pode mudar isto?

Smartphones Android: Como é que o mercado pode mudar?

pixel, iphone, s23 ultra, comparativo, fotografia

Fazer o mesmo e esperar resultados diferentes é o cumulo da estupidez, como tal, algo vai ter de mudar no ecossistema Android. Será pela melhor implementação de funcionalidades IA? Talvez! Sendo algo que vamos começar a analisar já a partir do início de 2024, aliás, a gama Google Pixel 8 já começou a dar um gostinho daquilo que vai ser uma IA mais focada e refinada no conforto do nosso dia-a-dia.

Mas, acredito que as coisas têm de ser um pouco mais radicalizadas.

Diferenças no preço? 

Sim, acho que o ecossistema Android tem de voltar a adotar a estratégia de antigamente, ao conseguir oferecer produtos para todos os gostos e todos os preços.

O smartphone encareceu de forma absurda nos últimos anos, especialmente no lado Android.

Sendo exatamente por isso que, hoje em dia, depois de muitos e longos anos, o iPhone já não é o smartphone mais caro do mercado, essa “taça” pertence ao lado Android. Algo que honestamente nunca deveria acontecer, a não ser em aparelhos mais fora da caixa como são os dobráveis ou os deslizáveis.

O Android tem de oferecer uma experiência diferente!

Pixel 8

Como disse em cima, o lado Android do mundo mobile está agora equiparado com o lado iOS. As aplicações já não apresentam os bugs de antigamente, e tudo é rápido e fluído. Na verdade, acho que os meus Pixel 8 Pro e Galaxy S23 Ultra são um pouco mais rápidos e fluídos, comparativamente ao meu iPhone 15 Pro Max.

Porém, acredito que este não é o caminho!

Durante muitos anos, tivemos várias fabricantes a tentar copiar tudo aquilo que a Apple fazia no iOS, isto é especialmente verdade nos smartphones de fabricantes Chinesas.

Se o Android é suposto ser o canivete Suiço, com soluções para tudo, cada fabricante tem de ter uma identidade própria. Desta forma é possível distinguir aparelhos dentro do mesmo ecossistema, e claro, oferecer um leque maior de funcionalides e de escolhas para quem quer abandonar o iPhone.

Lançamentos Globais!

Outro facto que me irrita profundamente, é o facto de termos lançamentos desfasados. Ou seja, a Xiaomi e a Vivo já lançaram os seus smartphones topo de gama na China. Mas… Nos restantes mercados… Talvez lá para Março ou Abril. Não faz sentido!

xiaomi 14 pro
Xiaomi 14 Pro já é uma realidade! Mas cá? Ainda vai ter de esperar.

Todo o entusiasmo é perdido, e a rivalidade entre marcas ficar perdida, porque o consumidor fica à espera que aquele aparelho chegue, mas entretanto chegam mais 3 ou 4 parecidos às prateleiras. O consumidor não sabe o que fazer. Pelo menos no lado do iPhone já se sabe que são lançados sempre 4 todos os anos, geralmente em Setembro. Não há como enganar.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Concorda? Tem outras ideias? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também