Os smartphones Android vão receber uma atualização anti-roubo baseada em IA para proteger as suas informações pessoais. Esta funcionalidade, que deverá chegar com o Android 15, irá detetar quando alguém agarra no seu telefone e se afasta rapidamente seja a correr, de bicicleta ou a conduzir e depois bloqueia automaticamente o ecrã. Mas atenção que depois vai chegar a todos os smartphones com Android 10 e superior. Ou seja, basicamente todos os que estão no ativo no mercado.
Smartphones Android: vai ter direito a uma atualização anti-roubo!
O novo sistema chama-se Bloqueio em Caso de Deteção de Roubo e de acordo com o conhecido especialista Android, Mishaal Rahman, está finalmente a ficar disponível.
Como funciona o novo sistema?
A Google explica que esta ferramenta utiliza IA para monitorizar o giroscópio e o acelerómetro do telefone, que são sensores que monitorizam o movimento. A IA procura por “movimentos comuns associados ao roubo”, embora o Google não tenha fornecido detalhes específicos sobre quais são esses movimentos. No entanto, é provável que envolva um movimento súbito seguido de uma aceleração rápida. Assim que esses movimentos forem detectados, o telefone bloqueará imediatamente a tela. É sem dúvida muito interessante!
Por enquanto, a função está a chegar a um número limitado de utilizadores que se inscreveram no programa beta do Google. Assim que a função chegar a todos, provavelmente vai começar a aparecer nos Pixels. Depois chega a todos. A boa notícia, como referimos acima, é que estará disponível para todos os equipamentos com Android 10 e superior.
Mas há mais funções de segurança a caminho
O Bloqueio de Deteção de Roubo é apenas uma parte de uma série de melhorias de segurança que a Google anunciou no início deste ano. Estas funcionalidades foram concebidas para proteger os seus dados “antes, durante e depois de um roubo”.
- Proteção contra reposição de fábrica: Será mais difícil fazer uma reposição de fábrica do smartphone e configurá-lo com uma nova conta, tornando mais difícil para os ladrões limparem os seus dados.
- Espaços privados: Pode ocultar aplicações sensíveis em espaços seguros e privados no seu telemóvel.
- Modo perdido em Encontrar o meu dispositivo: Poderá marcar o seu telemóvel como perdido, tornando-o mais fácil de localizar.
- Bloqueio automático: se alguém tentar e não conseguir desbloquear o seu telemóvel demasiadas vezes, este será bloqueado automaticamente.
- Bloqueio offline: Mesmo que o seu telemóvel esteja offline, pode bloqueá-lo remotamente.
- Bloqueio remoto: pode bloquear o seu telemóvel a partir de qualquer lugar utilizando apenas o seu número e um rápido desafio de segurança.
Esta novidade deve chegar no final deste ano através de uma atualização do Google Play Services. Enquanto algumas funcionalidades estarão disponíveis para todos, outras serão exclusivas para o Android 15.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!