Smartphones: Ainda vale a pena comprar modelos de 2021?

Normalmente, a grande maioria dos consumidores só gosta de olhar para os modelos mais recentes, que na teoria, são capazes de oferecer mais valor, por cada euro gasto. Mas será que as coisas são mesmo assim?

Afinal de contas, da mesma maneira que por vezes vale a pena comprar um smartphone topo de gama, com alguns anos em cima, em vez de um modelo de gama média mais recente, também é possível encontrar algumas ‘gemas’, ainda no mercado, a claro, preços extremamente apelativos!

Dito tudo isto, vamos olhar para 5 dos aparelhos mais interessantes do mundo dos smartphones, lançados durante o ano de 2021, ou em alguns casos específicos, um pouco mais velhos que isso.

Smartphones: Ainda vale a pena comprar modelos de 2021?

Portanto, num mundo em que as gamas são renovadas de ano a ano, ou em alguns casos, de 6 em 6 meses. É perfeitamente normal encontrar um modelo pertencente à geração anterior, ainda extremamente capaz nos dias que correm, a preços altamente apelativos. Como é o caso dos smartphones desta lista:

  • Xiaomi Redmi Note 10 Pro
  • POCO F3
  • OnePlus Nord 2 5G
  • Samsung Galaxy S20 FE 5G
  • Apple iPhone 11

Vamos por partes?

Xiaomi Redmi Note 10 Pro

O Redmi Note 10 Pro impressionou-nos muito na altura do seu lançamento. Dito isto, a verdade é que a nova versão (11 Pro), não é assim tão diferente relativamente ao smartphone lançado em 2021. O que claro está, significa que consegue encontrar o velho rei da gama média, com descontos extremamente interessantes em cima.

POCO F3

O POCO F3, à semelhança do Redmi Note 10 Pro, é uma alternativa fantástica caso não queira pagar o dinheiro que as fabricantes estão a pedir pelos seus “topo de gama amigos da carteira”. Afinal de contas, também não é muito diferente relativamente ao mais recente F4. Aliás, na verdade, partilha muitas das suas especificações com o Xiaomi 12X, que chegou a Portugal à volta dos 700~800€.

É possível encontrar o POCO F3 à volta dos 300€.

OnePlus Nord 2 5G

A OnePlus é obviamente mais conhecida por oferecer aparelhos de gama alta, a preços mais em conta. Contudo, mais recentemente, entrou no mundo da gama média com a sua serie Nord.

Se quiser um bom aparelho, a um bom preço, o Nord 2 ainda vale muito a pena.

Samsung Galaxy S20 FE 5G

Samsung abandonar Android, s20, fe, um Galaxy S20 FE
S20 FE

Um aparelho que pode criar alguma discussão, mas que é inegável… É uma besta! Em 2020 impressionou forte e feio, especialmente no campo da fotografia. Apesar da passagem do tempo, é um aparelho superior aos ‘velhinhos’ Galaxy S20, incluindo o Ultra. Graças ao uso de um SoC Qualcomm em vez de um SoC Exynos.

Se o encontrar a um bom preço, é ainda um excelente aparelho, para qualquer caso de uso. Na nossa experiência, apenas peca no desgaste dos plásticos. Mas se usar capa, isso é um não assunto.

Apple iPhone 11

iphone 12

O que não falta em Portugal são fãs do mundo Apple. Por isso, apesar de não ser o maior fã de compras de aparelhos eletrónicos com alguns anos em cima, em Portugal, qualquer iPhone, por mais velho que seja, é capaz de desafiar a nossa pobre e coitada carteira adornada com um galo de barcelos. Qual é a solução? Optar pelo iPhone SE? Não faça isso!

Procure pelo iPhone 11, que em algumas plataformas, já se encontra a preços extremamente aliciantes. Especialmente nesta altura do campeonato em que estamos prestes a dar as boas vindas ao iPhone 14.

Como faço para encontrar o melhor negócio?

Aproveite o comparador de preços KuantoKusta. Ou se sentir confiança, especialmente no caso do iPhone, procure por aparelhos recondicionados.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também