5G chegou finalmente a smartphones abaixo dos 100 Euros!

A Qualcomm já tinha levando o véu sobre um novo chipset há alguns meses que tornaria os smartphones 5G abaixo de 100 Euros mais viáveis. Isto porque normalmente o facto desta tecnologia estar presente acabava por encarecer muito os dispositivos. Tudo à custa do chipset. Agora eis que essa “promessa” acaba de se tornar realidade já que a Qualcomm apresentou ao mundo o Snapdragon 4s Gen 2.

5G chegou finalmente a smartphones abaixo dos 100 Euros!

O novo chipset tem um modem Snapdragon X61 com velocidades de downlink de 1 Gbps. Mas há outro pormenor muito interessante. É algo que se chama suporte para Release 17. Este standard também permite o suporte para redes não terrestres, nomeadamente satélites. No entanto, a Qualcomm revelou ao site Android Authority que o Snapdragon 4s Gen 2 não oferece suporte à conetividade por satélite. Isto não é uma surpresa, pois a tecnologia ainda está restrita a alguns dos principais smartphones Android. Como tal provavelmente levará alguns anos até que a vejamos em dispositivos mais baratos.

Upgrades

O mais recente processador da Qualcomm é construído num processo de 4nm da Samsung, e a empresa apresenta alguns ganhos de eficiência notáveis em comparação com um rival não identificado. Especificamente, apresenta uma eficiência energética até 37% superior para o modem, mais 90 minutos de reprodução de música, mais 33 minutos de chamadas de voz e mais 26 minutos de chamadas de vídeo.

smartphones abaixo dos 100 Euros

Para além da conetividade e eficiência melhoradas, o Snapdragon 4s Gen 2 partilha algum ADN com o Snapdragon 4 Gen 2. Existe o já mencionado design de 4nm, a mesma configuração de CPU octacore (2x núcleos Cortex-A78, 6x núcleos Cortex-A55), suporte para as normas Bluetooth 5.1 e Wi-Fi 5 mais antigas e suporte para Quick Charge 4+. O novo chip também traz suporte para áudio AptX Adaptive, que aparentemente não existe no Snapdragon 4 Gen 2.

Downgrades

No entanto este fabricante de chips também fez alguns downgrades, como uma velocidade de relógio de CPU de pico de 2 GHz, suporte para fotos até 84 MP e uma taxa de atualização de 90 Hz na resolução FHD+. Em contrapartida, o Snapdragon 4 Gen 2 oferece uma velocidade de relógio da CPU de 2,3 GHz, suporte para instantâneos de 108 MP e uma taxa de atualização de 120 Hz com resolução FHD+.

A Qualcomm diz que alguns fabricantes “chave”, incluindo a Xiaomi e as suas marcas associadas, serão os primeiros a oferecer o Snapdragon 4s Gen 2. Diz que os primeiros telemóveis com este processador chegarão antes do final do ano.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também