Nos últimos meses, temos visto muitas das fabricantes de referência do mundo Android a anunciar que vão alongar ainda mais o seu período de suporte, ao oferecer atualizações atempadas durante mais algum tempo.
Este é certamente um dos grandes problemas do ecossistema Android relativamente ao iOS da coisa. Porém, a realidade é que nem a Apple oferece 7 anos de atualizações, porque… Não faz qualquer sentido!
Sendo exatamente por isso que uma fabricante Android de menor relevância já veio brincar um pouco com a situação.
Smartphones: 7 anos de atualizações? Para quê!?
Portanto, logo após o lançamento dos novos OnePlus 12 e OnePlus 12R, a empresa veio a público comentar a política de atualização da Google, Samsung e Xiaomi. O comentário faz todo o sentido… É que um suporte mais longo não significa um suporte superior.
Ou seja, a Apple oferece um suporte de software muito superior, mas não é pelos anos que mete em cima da mesa. Isso é uma parte importante sim, mas a qualidade e popularidade do software da Apple vem mais da quantidade de atualizações que são lançadas por ano, número de otimizações e funcionalidades que chegam em cada grande atualização, e claro, o facto de todas as atualizações chegarem ao mesmo tempo a todos os aparelhos suportados.
São 5 anos sempre a “fundo” no lado da Apple. Já no lado Android, sejam 5, 6 ou 7… A realidade é que as atualizações são sempre mais lentas, e perdem por isso grande parte do seu potencial impacto.
Além disso, a realidade é que por muito bom que seja um smartphone, muito dificilmente irá aguentar 7 anos na mão de um consumidor. É mesmo uma estratégia para “Inglês ver”.
Ainda assim, partilhe connosco a sua opinião acerca de tudo isto na caixa de comentários em baixo. Acha que faz sentido ver 7 anos de atualizações, ou é pura parvoíce?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!