O Android 14 Upside Down Cake está a caminho, com alguns dispositivos já elegíveis para lançamento de versões beta. À medida que as versões mais recentes do sistema operativo vão ficando disponíveis, as mais antigas vão perdendo quota de mercado até que a Google acaba por deixar de as suportar. Foi o que aconteceu com o Android 4.4 KitKat, que está agora a perder oficialmente o suporte. Assim se tem um smartphone com esta versão do Android atenção!
Se tem um smartphone com esta versão do Android atenção!
Entretanto num breve anúncio no seu blogue, a Google anunciou que o Play Services não irá suportar o Android KitKat para além da versão 23.30.99. A justificação para esta decisão é, compreensivelmente, a quota de mercado, com a empresa a referir que menos de 1% dos seus clientes utilizam o KitKat, e que não vale a pena suportar uma base de utilizadores tão minúscula. Como tal, os níveis 19 e 20 da API, que servem o Android KitKat, terminam a partir de agosto de 2023.
O Android KitKat foi anunciado em 2013. Assim isto significa que a Google continuou a dar-lhe suporte durante quase uma década. Incluiu toneladas de novas capacidades, nomeadamente impressão sem fios, multitarefa mais rápida, suporte NFC melhorado, novos sensores com conectividade melhorada e muito mais. O sistema operativo viu o seu último lançamento em julho de 2014.
Entretanto esta é a primeira vez desde 2021 que a Google deixa de suportar uma versão importante do Android. Há alguns anos, o Android 4.1, 4.2 e 4.3 Jelly Bean passaram pela mesma fase, com a empresa a dar motivos semelhantes, como a diminuição da participação de mercado do sistema operativo. Podemos assumir que o próximo a desaparecer é inevitavelmente o Android 5 Lollipop.
Entretanto para quem não sabe, os Google Play Services alimentam a infraestrutura por detrás da Google Play Store e as APIs que fazem a interface com o Android. Também se utilizam para lançar novas funcionalidades em dispositivos mais antigos. Como tal, a perda de suporte para os Google Play Services é praticamente o último prego no caixão de qualquer versão antiga do Android. Isto porque os programadores normalmente deixam de criar versões de aplicações direcionadas para níveis de API inferiores quando a Google também deixa de as suportar.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!