Estamos quase no Natal e com ele chegam muitas das tradições desta época. ConvÃvios, passeios pelas ruas e aquelas fotos especiais que tiramos praticamente todos os anos. No entanto, este ano vamos dizer-lhe como pode fazer as coisas de forma diferente. Ou seja, como pode usar o smartphone para tirar as melhores fotografias no Natal. É que bastam alguns ajustes e vai ver grandes diferenças em relação aos anos anteriores. De facto é uma conjunto de dicas bastante úteis que podem fazer a diferença. Pelo menos para não ficar com a fama de que é mau fotógrafo.
Smartphone: como tirar as melhores fotografias no Natal
Melhores fotografias? Limpe as lentes
Isto pode parecer óbvio. No entanto é algo que passa despercebido. Os smartphones tendem a passar muito tempo nos bolsos e nas mãos. Assim vão ficando com poeiras e impressões digitais. Estes dois fatores podem ser os maiores inimigos de uma boa fotografia. Uma lente suja resulta em imagens pouco claras. Tudo porque a gordura das mãos e a poeira reduzem a captura de luz.
Antes de dar inÃcio a qualquer sessão fotográfica este Natal limpe a câmara. O melhor será utilizar um pano de microfibras como os que aproveitamos para limpar os óculos.
As linhas imaginárias
Já pensou como é que algumas pessoas tiram fotografias tão boas quanto utilizam um smartphone exatamente igual ao nosso? Pois é. Existem pequenos pormenores que fazem a diferença e as linhas imaginárias são um deles.
Quando vai tirar uma fotografia imagine linhas horizontais e verticais que dividem a imagem em 9 partes. É como se fosse uma espécie de grelha. Se não conseguir imaginar a maioria das aplicações de câmara permitem aplicar esta grelha na imagem.
Se pretender tirar uma fotografia à sua mesa de natal onde está a famÃlia reunida, centrar e alinhar é importante. O espaço nas partes laterais deve ser igual. Ou seja, certifique-se que o espaço que existe do lado esquerdo entre a última pessoa e a margem é o mesmo que existe do lado direito. No entanto não se preocupe apenas com o eixo vertical. Verifique também o alinhamento horizontal. A mesa pode ser a base do alinhamento.
Tenha atenção à iluminação
A luz é sem dúvida um dos aspetos mais importantes de qualquer fotografia. Afinal de contas sem luz não haveria nada para ver.  A direção, a cor e a fonte de luz têm um grande impacto na imagem. É aliás por esse motivo que os fotógrafos profissionais utilizam refletores e outros sistemas para manipular a luz.
Ao utilizarmos o nosso telemóvel para tirarmos fotos estamos longe desses ambientes profissionais e é por esse motivo que devemos aproveitar ao máximo o que temos.
Antes de tirar a fotografia coloque o seu telemóvel em vários ângulos para verificar qual resulta melhor. A forma como a luz incide no rosto da pessoa que está a ser fotografada pode mudar completamente a imagem, se fotografar da esquerda ou da direita.
Claro que também pode contornar um pouco as regras e fazer experiências. Que tal aproveitar as luzes da árvore de natal para dar origem a uma foto mais artÃstica com a pessoa que quer fotografar?
Evite utilizar o flash
É verdade que o flash é muito bom para tirar fotografias em ambientes de baixa luz. No entanto, no caso dos telemóveis, nem sempre é assim. Quando tirar fotografias o flash pode produzir artefatos indesejados como olhos com brilho ou alterar a cor da pele.
Se necessitar mesmo de iluminação artificial mais vale um acessório LED de iluminação que ilumina melhor e não estraga a imagem.
Evite o zoom digital
O zoom é a capacidade de nos aproximarmos do objeto que queremos fotografar. Neste campo existem dois tipos de zoom. O zoom ótico que é o que normalmente encontramos nas máquinas fotográficas e em que são as próprias lentes a fazer esse trabalho e o zoom digital que normalmente está presente nos telemóveis (embora existam modelos que combinam os dois tipos de zoom). Ora se o primeiro apresenta resultados com maior qualidade, o segundo nem por isso. É que ao invés de termos lentes a aproximar os objetos (quase como se fossem binóculos) temos uma espécie de aproximação artificial feita pela aplicação da câmara. É exatamente por isso que deve evitar recorrer ao zoom nos dispositivos móveis. Se usar demasiado o zoom do telemóvel vai ficar com imagens desfocadas e de fraca qualidade.
Quer tirar uma fotografia ao seu centro de mesa e enquadrá-lo? Aproxime o telemóvel e deixe o zoom de parte.
Atenção aos modos de fotografia
Quando utiliza a aplicação da câmara do seu telemóvel, certamente que já notou que estão presentes diversos modos. Normalmente tendemos a usar a opção automática. Ela permite ajustar as definições de câmara de acordo com o ambiente que se está a fotografar. Na prática ajusta automaticamente a exposição, temperatura de cor e muito mais.
Ao utilizar modos especÃficos consegue tirar melhores retratos, criar fotografias panorâmicas e muito mais. Navegue pelas opções disponÃveis na câmara do seu telemóvel para verificar a que mais se adequa ao que está a fotografar.
Um dos mais interessantes é o modo HDR. Esta é uma forma de captura de imagem e processamento que ajuda a câmara a equilibrar a luz e as sombras numa cena, criando imagens que se assemelham a forma como o nosso olho as vê.
Embora tudo varie entre aplicações, na prática o modo HDR captura três fotos – uma mais escura, outra mais clara e outra neutra – e combina-as para dar origem a uma imagem que revela os altos e baixos de uma cena.
Isto é algo muito útil para cenas em retroiluminação e que deve experimentar mesmo perto da árvore de natal.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!