Espiado é uma palavra forte, porque não estamos aqui a dizer que está alguém sempre pronto a olhar para si, ou ouvir o que tem a dizer, em qualquer momento do dia. Porém, apesar da improbabilidade desse acontecimento, é mais do que certo que tem uma app, ou até mais que uma, sempre atenta ao que está a acontecer à sua volta.
Por isso, se não gosta de ter essa ideia alojada na sua mente, nada melhor que começar a recuperar algum do controlo que deveria ter sobre o seu próprio smartphone.
Smartphone: Tenha a certeza que não está a ser espiado
Portanto, tenha um iPhone, ou um smartphone Android no seu bolso, o risco de ter a sua privacidade invadida por terceiros é basicamente a mesma. Temos apps maliciosas prontas a fazer das suas, visto que os hackers estão sempre à procura de novas maneiras de ultrapassar a segurança da Apple e da Google.
Dito isto, sejam apps fidedignas que apenas querem saber aquilo de que você gosta, para depois lhe enviarem anúncios publicitários, ou apps mal-intencionadas que querem ainda mais acesso à sua vida. Existem formas de controlar a coisa! É um tipo de segurança básica que você, e na realidade todos nós, temos de fazer de vez em quando para garantir que está tudo bem.
Como fazer isto?
Qualquer app que já venha instalada por defeito, ou que você decida instalar, tem um painel de definições que permite verificar que permissões esta tem dentro do seu aparelho. Por exemplo, instalar uma calculadora, e esta ter acesso ao microfone e às câmeras… Bem… É um redflag. São apps que querem acesso a essas funcionalidades, para outros objetivos.
Dito isto, retirar permissões é fácil, basta ir às definições da app, e remover aquilo que acha não fazer sentido. (Saiba mais aqui.) Como é óbvio, nem todas as apps que pedem estas permissões são maliciosas. Porém, o controlo é seu, e pode retirar o que quiser, quando quiser, para garantir que as funcionalidades são usadas apenas de forma legítima.
Por exemplo, o Instagram e WhatsApp costumam pedir essas permissões. Confia a 100% nessas apps? Talvez sim, talvez não. Talvez seja boa ideia dar a permissão apenas quando a app realmente necessita de aceder aos componentes.
Existem indicadores de acesso ao Microfone e à Câmera, tanto no Android, como no iPhone!
A Google e Apple conhecem o mercado melhor que ninguém. Por isso, de forma a ajudar os consumidores de quando algo não está a funcionar como deveria, foi implementada uma funcionalidade de aviso. Ou seja, quando alguma app está a aceder ao microfone, ou à câmera, aparecem ícones ou pontos coloridos no Android. Ou pontos coloridos no iPhone. (laranja para o microfone, verde para a câmera)
Se esta funcionalidade aparece mais do que aquilo que seria suposto. Bem, é mesmo boa ideia verificar o que andou a instalar.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!