Um qualquer iPhone ou Google Pixel desta vida vai receber atualizações durante 5, 6, ou até 7 anos. Por isso, é muito provável que tenha atualizações de funcionalidades e de segurança durante todo o ciclo de vida do aparelho.
Porém, esta não é a norma. A grande maioria dos smartphones disponíveis no mercado não recebem atualizações durante tanos anos. Aliás, no lado Android da coisa, uma atualização não é disponibilizada no imediato, quando a Google a lança de forma oficial. Esta tem de passar pela fabricante do smartphone, tem de ser modificada, aprovada, e apenas no fim de tudo isto é que pode ou não ser disponibilizada.
É exatamente por isso que os smartphones Android têm geralmente um ciclo de suporte mais pequeno, com um foco muito maior das grandes fabricantes (Samsung, Xiaomi, Oppo, etc…), e claro, com atualizações muito mais numerosas e rápidas nos modelos topo de gama. Pode saber mais no artigo em baixo:
Dito tudo isto, o que fazer quando o seu smartphone deixa de receber atualizações?
Embora seja agradável receber e brincar com as funcionalidades mais recentes do mundo dos smarpthones, a realidade é que as actualizações de segurança são mais importantes do ponto de vista de manter o telemóvel a funcionar bem durante o máximo de tempo possível.
Isto é especialmente verdade nos tempos que correm, em que temos tanto de nós no smartphone, sejam fotos nossas, das pessoas mais queridas na nossa vida, ou claro, informação pessoal onde temos de incluir dados bancários. É exatamente por isto que a Google aplica mensalmente correcções de segurança ao Projeto de Código Aberto Android, que posteriormente vão ser recolhidas pelas fabricantes e por sua vez implementadas nos aparelhos de quase sempre muito rápida (depende da fabricante).
O problema é que a grande maioria das fabricantes não lança atualizações de segurança todos os meses para todos os smartphones. Aliás, na realidade até os modelos topo de gama só recebem atualizações de segurança de forma rápida e consistente no primeiro ano.
Depois a coisa vai ficando mais escassa, até infelizmente desaparecer por completo. (Link)
O que significa tudo isto? Bem… Ficar sem atualizações, nomeadamente as de segurança, significa quase sempre que está na altura de mudar de telemóvel.
O que é uma atualização de segurança? Bem, estas atualizações corrigem vulnerabilidades críticas que afectam o sistema operativo Android, as APIs e o hardware subjacente em que assentam as aplicações executadas no seu smartphone.
Claro que isto não significa que o seu smartphone fica completamente obsoleto ou inutilizado, ou melhor, que vai ficar completamente frágil a todos os vírus e esquemas do mundo dos telemóveis. Mas, vai ficar inegavelmente mais desprotegido. Aliás, vai ficar mais desprotegido ao longo do tempo, porque as vulnerabilidades e problemas só se vão acumular.
O que fazer?
Na grande maioria das vezes, só olhamos para as especificações técnicas e preço. Mas, é cada vez mais importante também perceber quantas atualizações uma fabricante oferece.
- Exemplo: A Google oferece agora 7 anos de atualizações aos seus aparelhos Pixel.
O software está cada vez mais importante, e só vai ganhar mais importância ao longo dos próximos anos! Especialmente agora que a IA está a chegar em força ao mundo dos smartphones e computadores.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!