Utilizar o Android Auto parece ser uma coisa simples. No entanto não é bem assim. De facto, os utilizadores de longa data do Android Auto sabem certamente que encontrar a configuração de hardware correta para executar a aplicação é uma experiência dolorosa. Os cabos que deveriam funcionar corretamente, incluindo os que vêm na caixa dos novos smartphones, funcionam mal de forma misteriosa, enquanto os telemóveis que deveriam ser perfeitamente capazes de executar a aplicação não o conseguem fazer por razões impossíveis de determinar. De facto, no que diz respeito ao Android Auto parece que nem o Google Pixel escapa! Ou seja, não há mesmo um smartphone mágico para o Android Auto, mesmo que seja da Google.
Qualquer pessoa imagina que no que diz respeito ao Android Auto a aplicação funcione bem nos Google Pixel. Não há razão para não esperar isso. Uma aplicação Google executada num telemóvel Google deveria ser uma combinação perfeita, e os problemas comuns encontrados em dispositivos de outras marcas já não deveriam ocorrer.
No entanto, os utilizadores que compraram o dispositivo e tentaram utilizá-lo com o Android Auto descobriram que, embora o processo de emparelhamento fosse concluído corretamente, a execução da aplicação falhava após apenas alguns segundos.
As publicações nos fóruns da Google há alguns dias revelam que o Google Pixel 9 Pro encontra corretamente o sistema de infotainment. Assim o processo de configuração original é concluído como esperado. No entanto, o problema reside na forma como executa o Android Auto. É que a aplicação desliga-se automaticamente apenas alguns segundos após o carregamento.
O encerramento do Android Auto acontece sempre. Entretanto os utilizadores afirmam que a ligação entre o telemóvel e o sistema de infoentretenimento não é interrompida. Como resultado, os dispositivos móveis continuam a carregar.
A questão acontece com as ligações com fios
A questão acontece com ligações com fios e os utilizadores que se deparam com o problema afirmam que o Android Auto pára sem apresentar uma mensagem de erro. É como se a aplicação fosse encerrada. Assim a única forma de a relançar fosse restabelecer a ligação entre o telemóvel e a unidade principal, voltando a ligar o cabo.
Isto está longe de ser uma experiência conveniente, uma vez que desligar e voltar a ligar o telemóvel várias vezes demora. Além disso, obriga os utilizadores a encostar o carro. Não é aconselhável mexer nos cabos quando os veículos estão em movimento. A única parte boa é que a desconexão ocorre normalmente alguns segundos depois de o Android Auto aparecer no ecrã. Assim os condutores não têm tempo suficiente para definir um destino ou reproduzir uma faixa nas suas aplicações de áudio. Isto significa que a maioria dos condutores não começa a conduzir antes de o Android Auto falhar. Como tal, podem voltar a ligar os seus dispositivos móveis enquanto ainda estão estacionados.
A reconexão manual parece ser a única solução alternativa que restaura o Android Auto
Os utilizadores que encontraram a falha afirmam que tentaram as correções típicas. Ou seja, reinstalar a aplicação, redefinir as configurações do carro, desinstalar atualizações e trocar os cabos, mas o Android Auto continua a comportar-se de forma semelhante com o seu Google Pixel 9 Pro.
Um elemento da equipa do Android Auto diz que a empresa precisa de mais informações para iniciar uma investigação, por isso é muito cedo para dizer quando um patch pode chegar.
Esta não é a primeira vez que os utilizadores têm problemas de ligação ao Android Auto com dispositivos Android de topo. Os smartphones topo de gama da Samsung, incluindo o Galaxy S24 Ultra e a sua série dobrável, tiveram problemas semelhantes. Isto com os utilizadores a queixarem-se de que os seus telefones nem sequer eram reconhecidos pelos seus veículos.
Ou seja não há mesmo um smartphone mágico para o Android Auto.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!