Já se perguntou se o seu smartphone está a ouvir as suas conversas? De certeza que numa altura ou noutra viu anúncios personalizados relacionados com coisas de que falou mas não navegou na Internet. Mas qual a razão para isto? O seu smartphone ouve o que diz para mostrar publicidade ou é tudo uma grande coincidência?
O seu smartphone ouve o que diz para mostrar publicidade?
Vários utilizadores da Internet afirmam que se passa algo de estranho com os seus smartphones.
Dito isto, acreditam que os microfones dos smartphones gravam o que dizem, sendo a informação utilizada para direcionar melhor os anúncios personalizados do Google em websites e no Facebook. De facto, os termos de pesquisa comuns para este assunto na Google incluem coisas como: “o iphone ouve-o para anúncios”, “o meu telefone ouve-me” e “o google está a ouvir as minhas conversas?”
Vários tópicos do Reddit que consideram a questão “os nossos telemóveis ouvem-nos para fins de segmentação de anúncios” (e semelhantes) revelaram experiências individuais interessantes que relacionam o que é dito no dia-a-dia, até mesmo em conversas e a publicidade que surge. No entanto, isto não significa que nos estejam a ouvir.
As empresas dizem que não
A Google e o Facebook negaram que as suas aplicações possam utilizar os microfones dos smartphones para recolher informações desta forma.
O Facebook disse à BBC que impede as marcas de fazerem publicidade com base nos dados do microfone. A Google não o está a ouvir, afirma, declarando “categoricamente” que não utiliza quaisquer “expressões” de quando a palavra-chave escolhida é utilizada, nem as partilha com terceiros.
Além disso, os programadores de aplicações têm de aderir à política de desenvolvimento da Google. Esta especifica que as aplicações não violam a privacidade ao utilizarem gravações do Assistente Google.
Então, porque é que se recebem anúncios de assuntos sobre os quais se fala?
Sabemos que a Google grava o utilizador, tal como sabemos que a Amazon o faz, através do Amazon Echo. Mas será que a informação se utiliza para fins comerciais?
Provavelmente não. As melhorias na privacidade dos dispositivos móveis parecem ter posto fim a este tipo de violação da privacidade. Se estiver a utilizar um sistema operativo móvel recente, é pouco provável que seja afetado por esta situação.
Então, o que está a acontecer? Bem, provavelmente, trata-se apenas da sincronização de perfis ligados em vários dispositivos para lhe mostrar anúncios sobre coisas em que está interessado, que viu anteriormente ou sobre as quais recebeu e-mails. Assim, embora os dados de publicidade venham dos telemóveis, não são os das conversas de voz… ainda.
Seja isto verdade ou não, verifique as permissões do seu dispositivo para garantir que as aplicações não têm acesso ao seu microfone sem uma boa razão.