Na Leak.pt, mudamos de smartphone quase todas as semanas, por isso, não se assuste. Mudar de smartphone é extremamente fácil, desde que saiba o que anda a fazer. Hoje em dia está quase tudo na cloud, e o que não está na cloud, tem backups muito fáceis de fazer e de transferir.
Por exemplo, Facebook, Instagram, TikTok, email, etc… Está tudo na nuvem. Apenas precisa de entrar com os seus dados, e prontamente vai ter tudo a funcionar.
Por isso, carregue a sua nova máquina e prepare-se… Vai ser fácil.
Smartphone novo? Mude de telemóvel como um Pro!
Portanto, antes de começar o processo, tenha a certeza que fez backup a tudo o que é de facto importante. Estamos a falar dos contactos (ligados à conta Google ou conta Apple), das fotos e vídeos (iCloud ou Google Fotos), backup do WhatsApp, etc…
Também é boa ideia garantir que ambos os smartphones (novo e velho) estão carregados, ou ligados ao carregador, de forma a garantir que vai tudo correr bem. (Mas, tenha em conta que alguns processos de mudança de smartphone obrigam ao uso de um cabo USB-C para ligar ambos os aparelhos. Por isso, carregue tudo antes).
Talvez mais importante que isso, tente fazer tudo isto ligado a uma rede Wi-Fi, porque além da passagem de dados através do cabo, muitas apps vão precisar de se ligar à Internet para se autenticar, e claro, para fazer download da mais variada informação.
Android para Android – Smart Switch (Samsung) // Próprio SO Android
O próprio Android já traz formas de transferir tudo, ou pelo menos quase tudo, com ou sem fios. Basta inicializar o novo smartphone, entrar na conta Google, e depois pedir para transferir ao longo da configuração. (Sugiro uso de cabo USB-C, sem fios tem tendência a falhar algumas componentes).
Mas, outras fabricantes como a Samsung também têm a sua própria forma de fazer as coisas. Daí o Smart Switch.
Android para iPhone ou iPhone para Android – Migrar para iOS // Migrar para Android
Se for mudar de ecossistema, utilize uma destas apps. Não são perfeitas, mas vão ajudar muito na transição. Esta é uma das únicas formas de conseguir passar o WhatsApp sem perder dados.
Passwords e 2FA
Hoje em dia, nem sempre é possível levar toda a autenticação consigo.
Por isso, se possível, tente utilizar um gestor de passwords (LastPass ou 1Password), porque desta forma, basta fazer download do mesmo gestor no novo smartphone, e vai estar tudo pronto à sua espera.
Se tem 2FA (autenticação por 2 fatores), fique a saber que apps como o Google Authenticator já têm possibilidade de backup e transferência para outro aparelho.
Proteja o seu investimento!
Todos nós temos a vontade de começar a usar o nosso novo smartphone no imediato. Porém, a falta de jeito é uma coisa que existe e abunda em algumas pessoas. Já vi muita coisa terrível a acontecer, como smartphones a cair no primeiro dia de uso, para irem imediatamente para o lixo, ou no mínimo para o suporte da fabricante.
Arranje uma capa e uma película de vidro temperado!
Mas, por amor da santa, não meta películas para as lentes traseiras do seu smartphone. Isso só estraga a qualidade de imagem.