Em 2015, a fabricante ‘Light’ apresentou a L16, uma câmara que contava com 16 lentes para alcançar a qualidade fotográfica de uma DSLR.
Pois bem, a Light está agora a planear entrar no mercado de smartphones! Impressionando todo o mercado com o número de câmaras! Já imaginou ter no bolso um telemóvel com 9 câmaras?
Hoje em dia, quase todos os smartphones topo de gama têm um sistema de duas câmaras traseira, três no caso do Huawei P20 Pro! Com rumores a apontar para que mais fabricantes sigam as pisadas da gigante Chinesa, talvez até com mais lentes.
Segundo alguns rumores, a ‘Light’ está actualmente a trabalhar em vários protótipos, um deles até pode ver neste artigo, que variam entre as 5 e as 9 lentes.
Em suma, as múltiplas lentes trabalham em simultâneo para capturar uma imagem, cada uma delas a uma distância diferente. Depois as diferentes imagens são combinadas numa única foto de 64 MP. A empresa diz que o seu design ‘único’ oferece uma performance em ambientes de pouca luz muito maior, bem como efeitos de profundidade mais sofisticados do que aqueles que estamos habituados.
Não é ainda claro se a ‘Light’ irá produzir o smartphone, ou se irá trabalhar em conjunto com outra fabricante. De modo a levar este inovador aparelho para o mercado.
De qualquer maneira, se este telemóvel chegar a existir, será anunciado ainda este ano. No entanto, se tirarmos algumas conclusões de preço ao olhar para a câmara L16(1950$)… O telemóvel poderá chegar com um preço proibitivo!
O que acaba por ser normal, afinal de contas com tecnologia de ponta, é bem provável encontrar preços altos. Outro exemplo poderá ser o telemóvel dobrável da Samsung, o Galaxy X, que poderá chegar no próximo ano a custar cerca de 2000$.