Ninguém gosta de sair de casa com a bateria do smartphone quase a chegar ao fim. É que hoje em dia dificilmente passamos sem estes equipamentos. Dito isto, os utilizadores querem smartphones com maior duração da bateria e tempos de carga rápidos. O problema é que muitas vezes devido a comportamentos incorretos por parte dos utilizadores nem sempre é possível conseguir estas duas coisas. Assim, vamos dizer-lhe o que pode fazer para melhorar a duração da bateria do seu smartphone.
Smartphone: faça isto para melhorar a duração da bateria!
Utilize sempre o carregador de origem
Utilize sempre um carregador recomendado e fornecido pelo fabricante do seu smartphone. Esta prática torna-se ainda mais importante se o seu equipamento suportar carregamento rápido. Os carregadores originais de boa qualidade garantem uma vida útil mais longa e melhor da bateria. Além disso, uma vez que o dispositivo e o carregador do smartphone são desenvolvidos em conjunto, é mais provável que funcionem da melhor forma.
Nunca utilize um carregador de terceiros ou alternativas baratas que não sejam recomendadas ou compatíveis com as especificações do adaptador original do smartphone. Então se tiver um tablet como o Galaxy Tab S8 pode mesmo acabar por ter problemas a longo prazo.
Evite um carregador rápido a menos que o smartphone o suporte
O carregamento rápido aquece mais a bateria do que um carregador normal, o que pode afetar o tempo de vida, uma vez que as baterias são frequentemente corroídas devido à oxidação provocada pelo calor. Infelizmente, é uma questão comum para muitas baterias. Por isso, é melhor utilizar o carregador rápido apenas se necessário e caso seja suportado pelo seu telefone. Em alternativa, pode acelerar o carregamento ligando o modo De Poupança de Energia e Avião e deixando o smartphone inativo enquanto está a carregar.
Evite que a bateria descarregue completamente
Certifique-se de que a bateria do seu smartphone não descarrega completamente. É que isto dá origem a um desequilíbrio químico no interior da bateria, que é difícil de reverter. Este desequilíbrio reduz a vida útil da bateria e terá de carregar o smartphone com mais frequência.
Afaste-se dos ciclos completos de carregamento / descarregamento
As baterias de iões de lítio utilizadas nos smartphones proporcionam um desempenho ótimo e podem manter uma carga na capacidade máxima para uma média de 400-500 ciclos de carregamento/descarga. Cada ciclo de carga/descarga provoca desgaste à bateria. Assim, para maximizar a vida útil da bateria do smartphone, evite ciclos de carga/descarga completos. A descarga parcial é melhor para a duração da bateria. No que diz respeito ao carregamento, recomenda-se até uma autonomia de 80 a 85%.
Não jogue enquanto carrega a bateria
Evite jogar jogos ou utilizar aplicações pesadas enquanto o smartphone está a carregar. Jogos e aplicações requerem poder de processamento e juntamente com o carregamento da bateria vão aquecer o smartphone. Este calor adiciona mais temperatura ao processo de carregamento que pode danificar a bateria.
Não deixe o smartphone aquecer ou ficar demasiado frio
Não deixe o smartphone aquecer sob a luz do sol, perto de um aquecedor ou forno, pois drena a bateria mais rápido quando está quente. Da mesma forma não mantenha o smartphone sob muito frio durante muito tempo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!