Smartphone em 2023: A brincadeira começa agora!

Já andamos há algumas semanas a dizer que o mundo dos smartphones Android vai ser extremamente interessante em 2023, tal é a realidade económica, e claro, nível de estagnação no mercado. Afinal de contas, os consumidores não querem gastar muito dinheiro, mas no outro lado da barricada, as fabricantes também não querem baixar as margens de lucro.

O que acontece no meio de tudo isto? Os produtos continuam a subir de preço, e como tal, os consumidores compram menos. Era exatamente por isso que durante muito tempo acreditámos que a Samsung iria tentar manter os preços do ano passado, de forma a manter um nível de competitividade mais alto, tanto face às suas rivais no mundo Android, mas claro, também face à Apple, que decidiu aumentar de forma muito significativa o preço do iPhone na Europa.

Infelizmente, a Samsung aproveitou o desaparecimento das versões de 128GB para aumentar os preços, com o S23 Ultra a custar 1449€, isto enquanto o S23+ chega aos 1249€. Preços incrivelmente altos em todos os mercados, especialmente no Português. O que vai acontecer agora? Bem, ninguém sabe!

Um primeiro indicador vai ser o sucesso da campanha de pré-vendas, um indício que pode vir a mudar os planos das principais rivais da Samsung no mundo Android no campo do preço. Ao fim ao cabo, apesar do aparecimento de muitas e boas fabricantes no ecossistema da Google, a Samsung continua a ser a líder dominadora deste mercado. Mas… As coisas podem mudar. Especialmente depois desta ‘jogada’.

Smartphone em 2023: A brincadeira começa agora!

S23, Galaxy, Samsung

Portanto, se a Samsung apresentar vendas fracas neste que é o primeiro lançamento a sério da nova geração Android… É muito provável que as ademais fabricantes Android optem por um caminho diferente.

Afinal, é óbvio que a Samsung optou pelo mesmo caminho da Apple, porque se encontra ao mesmo nível. Porém, o ecossistema Android difere bastante do ecossistema iOS, e como tal, o que resulta num lado, pode nunca vir a resultar no outro.

Em suma, acredito que se porventura a Samsung tiver vendas fracas, vamos ver a Xiaomi, Oppo, Vivo, etc… Que nem hienas! A lançar os seus aparelhos de gama alta a preços um pouco mais apetitosos, para tentar roubar quota de mercado à gigante Sul Coreana.

Concorda comigo? Ou a estratégia vai ser igual para todas?

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também