A LG decidiu sair do mundo dos smartphones em 2021, porém, o desenvolvimento continua nos seus laboratórios… Será que vamos ter um regresso?
Smartphone dobráveis? Então… e os enroláveis?
Portanto, segundo uma patente registada no início desta semana, a LG parece estar novamente a trabalhar com algum foco no mundo mobile. Mais concretamente no lado dos smartphone enroláveis e dobráveis. Isto é curioso, porque em 2022, a LG (já fora do mercado de smartphones) apresentou um protótipo de um smartphone baseado em uma tecnologia muito similar.
Claro que, todas as grandes empresas passam a vida a patentear tecnologias, porque… Bem… Nunca se sabe o que pode acontecer.
Mas, a realidade é que a LG foi uma das grandes do mundo dos smartphones Android, e por isso, se esta quiser voltar, vai certamente existir muito boa gente de braços abertos para a receber. Especialmente se vier com inovações interessantes capazes de fazer mexer toda esta estagnação que estamos a viver em 2024.
Que patente é esta?
De acordo com os dados, o ecrã pode desenrolar-se, como se fosse um tapete rolante ou uma passadeira em movimento. Curiosamente, o dispositivo pode ser alargado até diferentes tamanhos, desde um telemóvel compacto a um dispositivo maior, como um tablet.
Um pouco a mesma ideia que já temos com os formatos Fold e Trifold, porém, aqui com um pouco mais de personalização à mistura, porque pode escolher o tamanho do seu ecrã.
Esta não é a primeira vez que vemos tal coisa!
Como já mencionámos em cima, a própria LG já mostrou uma protótipo enrolável em 2022. Porém, na MWC, também vimos a Techno a demonstrar um smartphone deste tipo (Phantom Ultimate) atrás de uma redoma de vidro.
Entretanto, a Motorola, Oppo e Samsung também parecem ter algumas novidades neste sentido, em aparelhos que tanto se desenrolam para cima, como também para os lados.
Em suma, agora que os dobráveis estão mais maduros e comuns no mercado, muitas fabricantes de smartphones vão procurar ser diferentes com aparelhos mais “caóticos”, como é o exemplo dos smartphones enroláveis. Porém, sendo um formato muito mais estranho e complexo, é importante lembrar que muitas patentes acabam por nunca resultar em produtos reais que são colocados à venda. Isto pode ser apenas uma forma de dizer “nós sabemos fazer”, ou então, apenas e só para licenciar a outras empresas interessadas na tecnologia.
Ainda assim, pessoalmente, gostava de ver a LG a voltar ao mercado.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!