Os smartphones de topo mais vendidos ficam sempre do lado da Samsung e da Apple. Com a Samsung a dominar o lado Android, isto enquanto, que na realidade, a Apple domina o mundo dos smartphones no geral, com um iPhone que pouco ou nada muda, mas ainda assim continua a vender que nem autênticos pãezinhos quentes.
Mas… Isto é perfeitamente normal. O mercado não é apenas feito de especificações e inovações, e também não está muito dependente do design. É feito de reputação, e como tal, muito fica a depender da confiança que um consumidor deposita em dada marca.
É exatamente por isso que, apesar de algumas menções honrosas a aparelhos como o Honor Magic V3, que impressionou ao roubar o trono da Samsung dentro do mundo dos smarpthones dobráveis, temos de dar a taça ao Pixel 9 Pro XL. Mas que máquina!
Smartphone do ano? Não é Samsung nem Apple!
É verdade que sou um fã assumido do ecossistema Pixel, sendo exatamente por isso que já queria aparelhos desta gama de produtos Google à venda em Portugal há vários anos.
Mas, infelizmente, a coisa só aconteceu em 2023, com a chegada dos Google Pixel 8. Bem… Infelizmente mas também felizmente. É que caso não tenha percebido, apanhámos a melhor fase Pixel da Google.
A fase em que a Google decidiu de facto apostar de forma mais séria. Sendo exatamente por isso que os Pixel 8 se sentiram como uma lufada de ar fresco, isto mesmo tendo em conta que falharam em roubar o holofote dos “tradicionais” pesos pesados do mundo mobile.
Pois… Os novos Pixel 9 elevaram ainda mais a aposta!
Aliás, mudaram um pouco o paradigma do mercado, especialmente quando se fala das versões Pro e Pro XL.
O Pixel 9 Pro XL, apesar de não ter o processador mais poderoso à face da terra, é um topo de gama quase perfeito. É um smartphone que prova não ser necessário andar sempre atrás dos processadores mais pequenos, mais rápidos, mais eficientes, etc… É um dispositivo rápido, bonito, e extremamente fluído. Talvez mais importante que tudo isto, é incrivelmente responsivo. De facto, é mais responsivo que o meu iPhone 16 Pro Max.
A gama Pixel 9 da Google trouxe um dos melhores saltos de performance, design e qualidade de construção que alguma vez vi no mercado.
Sendo exatamente por isso que a Google é agora uma pedra no sapato de todas as fabricantes Android, e num futuro muito próximo, pode ser uma ameaça muito séria.
É por isso que olho para o Pixel 9 Pro XL como o melhor smartphone do ano!
Afinal, a empresa que antigamente era uma aliada e parceira, é agora uma rival que por acaso também fornece o sistema operativo.
Sou muito honesto, em 2024, a comprar um topo de gama, dentro do ecossistema Android, iria sempre preferir o Pixel 9 Pro XL. O Samsung Galaxy S24 Ultra não ficaria muito longe, mas… Pixel é outra coisa.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!