Todos os que têm um smartphone já sentiram o calor do seu telemóvel, especialmente quando está a carregar. É um pouco pior quando está no processo de carregamento e o utilizador está a interagir com ele ativamente. Os telemóveis modernos utilizam uma grande quantidade de poder de processamento, o que é ainda mais difícil quando se utilizam aplicações com muitos gráficos. Se estiver a jogar ou a ver vídeos enquanto carrega o telemóvel, este vai ficar mais quente do que o normal. Mas qual a verdadeira razão pela qual o smartphone aquece durante o carregamento?
Porque é que o smartphone aquece durante o carregamento?
Há uma grande variedade de razões que leva os smartphones a aquecerem. Estar sob a luz direta do sol, embora óbvio, é bastante comum. Mas quando está a carregar, os carregadores rápidos são os principais culpados. Isto devido à elevada potência de saída. Utilizar o carregador adequado para o seu telemóvel pode reduzir as hipóteses de sobreaquecimento. Os carregadores de terceiros nem sempre seguem as mesmas normas definidas pelo fabricante do telemóvel, o que muitas vezes leva a um fluxo excessivo de energia do carregador para o telemóvel.
Escusado será dizer que o calor pode danificar a bateria de um telemóvel. Existem várias medidas que podem ser tomadas para evitar o sobreaquecimento do telemóvel, mas a verdadeira questão é saber quando é que um telemóvel sobreaquecido se torna um problema real.
Quando é que se deve preocupar com um telemóvel quente?
Não é invulgar preocupar-se com o carregamento excessivo de um telemóvel, que era um problema dos modelos mais antigos e que podia deteriorar a vida útil da bateria do telemóvel, para além de o sobreaquecer. Hoje em dia, os iPhones e os Androids vêm com medidas de proteção para evitar que isto aconteça. O carregamento otimizado da bateria é uma função nos iPhones desde 2019 que impede que os iPhones carreguem além de 80% se estiverem ligados a um carregador por um longo período de tempo.
Os smartphones Galaxy e outro Android vêm com uma função semelhante que pode ser ativada ou desativada.
E quanto ao carregador?
É normal que o carregador aqueça um pouco quando está a carregar o smartphone. Afinal de contas ele converte a corrente alternada que vem da tomada em corrente contínua. Este processo gera sempre calor.
Para efetuar a conversão CA/CC, o carregador utiliza um componente elétrico chamado transformador. Os transformadores produzem calor devido ao processo normal de condução de eletricidade e de outras perdas. Ou seja um efeito colateral do funcionamento dos transformadores. Em geral, quanto mais corrente um transformador fornece, mais calor produzirá.
Em circunstâncias normais, notamos o carregador um pouco mais quente e está tudo bem. Mas se ficar mais quente de repente então pode existir um problema.
Mas o que é demasiado quente?
Se o seu carregador estiver quente ao ponto de ser desconfortável segurar ou tocar, é um sinal claro de que algo está errado. Isto pode dever-se a uma avaria no próprio carregador ou a um problema com a ligação entre o carregador e a tomada. Os carregadores de alta qualidade que normalmente vêm com os smartphones têm circuitos de proteção que o desligam automaticamente se algo correr mal. Mas este circuito pode funcionar mal, ou pode estar a usar um carregador de baixa qualidade ou falsificado.
O que fazer
Assim se o carregador estiver desconfortavelmente quente, desligue-o da tomada e procure sinais visíveis de sujidade ou obstruções nos pinos que se ligam à tomada de parede. Além disso, verifique se a porta de carregamento do seu smartphone está limpa e inspecione a porta USB do próprio carregador (se tiver uma).
Uma vez que a porta esteja limpa, tente novamente, e se ainda estiver quente, use um cabo diferente para ver se o problema persiste. No entanto há situações em que não deve experimentar nada disto e tem de desligar para sempre o carregador e arrumá-lo no lixo.
Quando se deve livrar do carregador
Se vir algum destes sinais de aviso no carregador ou no cabo de carregamento, deixe de o usar. São exemplo disso sinais de derretimento no cabo de plástico ou carregador.
Um cheiro incomum vindo do mesmo, como o cheiro a fumo ou plástico derretido.
Marcas de queimaduras ou uma quantidade súbita de calor.
É muito importante investirmos sempre num bom carregador. Se tiver um da Samsung ou da Xiaomi compre na marca e não utilize outro. Dito isto, temos mesmo de nos afastar dos que têm baixa qualidade ou são falsos. É que esses não cumprem as normas e regulamentos de segurança que nos mantêm seguros.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!