Se tem um smartphone Android de certeza que já se deparou com alguns comportamentos estranhos do smartphone, mas não ligou muito. Isto porque pensou ser alguma coisa normal, ou pelo menos temporária. No entanto, a verdade é que algumas coisas não podem ser mesmo ignoradas. Assim se tem um smartphone Android não ignore mesmo estes sinais. É que algo de muito grave pode-se estar a passar.
Sempre que o seu smartphone Android é infetado com algum tipo de malware, qualquer utilitário antivírus que tenha instalado avisa-o imediatamente. Depois trabalha para o conter e eliminar. Claro que isto só acontece na melhor das hipóteses. O malware mais poderoso não só infecta o seu dispositivo como pode fazê-lo de forma muito sorrateira e subtil. Tudo para garantir que não se apercebe da sua presença até que já tenha assumido o controlo total do seu sistema.
Os muitos sinais que o smartphone Android pode dar
Deve ter sempre um utilitário antivírus a funcionar no seu Android. Especialmente se tem o hábito de navegar pelos mais variados sites. No entanto, apesar disto, tem de estar atento aos sinais e sintomas de infeção por malware. Isto caso os seus utilitários não o detectem, para que possa começar a tomar medidas antes que seja tarde demais. Nunca é demais jogar pelo seguro quando se explora a Internet.
Utilitários antivírus desativados
Os utilitários antivirus podem ser concebidos para detectar e destruir vírus e malware. No entanto isso não significa que os próprios utilitários sejam totalmente imunes a ataques virais. De facto, algo muito comum no que diz respeito a malware é algumas aplicações antivírus serem desativadas. Isto para que não existam barreiras.
Se tiver um utilitário antivírus instalado no seu Android (e definitivamente deveria ter), certifique-se de que tem as notificações ativadas e permissões para efetuar análises regulares. Isto não só é bom para a segurança geral do seu telefone, como também se essas notificações e análises pararem subitamente um dia, isso é um sinal de que algo pode ter corrido mal. Se abrir a sua aplicação antivírus e vir que foi desativada, o seu Android pode ter apanhado um novo residente indesejado. Estabelecer rotinas para o seu sistema ajuda-o a manter-se informado no caso de algo correr mal.
Perda súbita de espaço de armazenamento
As aplicações infectadas com malware têm frequentemente ficheiros de grandes dimensões. Isto porque incluem tanto a aplicação que o malware apanhou à boleia no seu telefone como vários ficheiros e executáveis necessários para roubar a sua informação e, de um modo geral, estragar o seu telefone. Por este motivo, quando um programa infetado com malware entra no seu telemóvel, pode ocorrer uma diminuição súbita e acentuada do espaço disponível no armazenamento interno do dispositivo.
Para além da responsabilidade geral de não instalar aplicações suspeitas ou desconhecidas, deve estar atento ao gestor de aplicações e ao explorador de ficheiros do seu telefone para detetar qualquer diminuição súbita do espaço de armazenamento. Se uma única aplicação ocupar metade de todo o armazenamento do seu telemóvel, é provavelmente um mau sinal.
Velocidade de funcionamento reduzida
À semelhança do espaço de armazenamento, as aplicações infectadas por malware precisam de muita da capacidade de processamento do seu telemóvel para realizar o seu trabalho obscuro. Isso é, na verdade, uma espécie de falha na maioria dos malwares: ele nunca faz uma pausa. As operações de malware estão sempre a funcionar a 100% da sua capacidade, num esforço para se apoderar completamente do seu telefone e extrair as suas informações pessoais, mesmo que o seu smartphone esteja em stand-by.
Como resultado desta corrida louca para roubar os seus dados, o malware causa muitas vezes um desgaste na velocidade de funcionamento do seu telemóvel, fazendo com que todas as ações que executa demorem mais tempo. Se demorar vários minutos a abrir uma aplicação ou se o seu navegador Web parecer extremamente lento, pode haver uma aplicação infetada com malware a sugar os seus recursos. Se verificar a sua lista de aplicações nas definições do Android e vir algo a consumir a sua RAM, poderá executar uma paragem forçada na mesma, dando-lhe tempo para investigar.
Redireccionamentos estranhos do browser
Quando o malware entra pelo seu Android, muitas vezes não fica por aí. Para além de vasculhar as suas aplicações e informações, uma infeção por malware pode forçar o browser Web do seu telefone a redirecionar-se de formas estranhas e imprevisíveis. Pode ser inundado com pop-ups que se recusam a fechar ou a desaparecer. Ou então o browser pode subitamente ter extensões duvidosas instaladas, ou a sua página inicial e motor de busca guardados podem mudar subitamente para outros de que nunca ouviu falar. Tudo isto com o objetivo final de colocar ainda mais malware no seu dispositivo do que o que já lá está.
Se o Chrome ou outro browser que utiliza estiver a redirecionar de formas estranhas, deve tentar parar de o utilizar até o problema estar resolvido. Isto para não permitir que mais malware se enraíze. Em vez disso, deve certificar-se de que os seus utilitários antivírus estão a funcionar corretamente. Tem também de verificar a loja Google Play para obter utilitários adicionais úteis, como o Google Play Protect.
Mensagens enviadas a partir das suas contas
Uma vez que o malware tenha um controlo firme sobre os sistemas Android e as contas privadas, pode tentar circular mais através dos serviços de mensagens. Se o malware conseguiu entrar nas suas aplicações de e-mail ou de redes sociais, pode enviar aos seus amigos e familiares mensagens em seu nome, pedindo-lhes que descarreguem aplicações maliciosas ou visitem sites estranhos – tudo na esperança de se espalhar para mais alvos potenciais.
Se os seus amigos e familiares lhe disserem que receberam mensagens estranhas ou preocupantes das suas contas, isso é um sinal de alerta imediato.
Assim esteja muito atento a estes sinais do seu smartphone Android.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!