Smartphone Android: se ler isto vai salvar a sua bateria!

A bateria é um componente muito importante do smartphone. Assim não é de estranhar as nossas tentativas para que ela dure mais. No entanto este componente está rodeado de muitos mitos. Ora isto leva a que por vezes façamos mais mal do que bem. Dito isto, vamos dizer-lhe quais os maiores erros que fazemos com a bateria do nosso smartphone Android e o que pode fazer para a salvar.

Smartphone Android: se ler isto vai salvar a sua bateria!

Ninguém vive para sempre

É mau mas é verdade. Nada dura para sempre e o mesmo acontece com a bateria. Dito isto, uma bateria de um smartphone é, em última análise, um bem consumível. Tal como os tinteiros de uma impressora, existem para ser usados e, quando chega ao fim do seu ciclo de vida, substituídos.

smartphones erros bateria

De facto, tal como os tinteiros, é verdade que podemos fazer algumas coisas para durarem mais. Por exemplo, imprimirmos em modo de rascunho. No entanto, um dia, irão chegar ao fim. O princípio é exatamente o mesmo. Podemos desligar algumas coisas no smartphone para prolongar a autonomia e não estarmos sempre a carregar o smartphone. No entanto, um dia, o fim vai chegar.

Matar aplicações para prolongar a vida da bateria? Grande erro!

O smartphone foi concebido para ser usado da forma como a grande maioria das pessoas o utiliza: abrir apps quando necessário e nunca realmente fechá-las.

Dito isto, não foi concebido com a ideia de que temos de fechar uma aplicação quando deixamos de a usar como se estivéssemos num computador. Isto é um facto tanto nos iPhones como nos smartphones Android.

smartphones erros bateria

Claro que também podem haver apps mal programadas que atrasem o sistema enquanto estiverem abertas. No entanto é uma raridade. De facto, a maioria tem pouco impacto. Estarmos sempre a fechar apps não é apenas uma perda de tempo mas realmente prejudica o desempenho e a vida útil da bateria.

Temos de carregar sempre a bateria até aos 100%

Apesar de todos nós fazermos isto, a verdade é que carregar qualquer aparelho eletrónico até aos 100% de bateria é um erro crasso. Sabe qual é a regra de ouro para o carregamento de uma bateria? É a regra dos 80/20!

carregador

Afinal de contas, caso não saiba, uma bateria de iões de lítio entra em níveis elevados de stress quando está acima dos 80%, ou fica abaixo dos 20% de carga. Entretanto, estes níveis de stress aumentam significativamente quanto mais perto estiver dos 0% ou 100%.

Muito resumidamente, o carregamento de 99% para 100% é muito mais difícil e nefasto para a bateria, do que o carregamento de 49% para 50%. Isto mesmo tendo em conta que estamos a falar da mesma exata percentagem de carga (1%).

Não utilizar o smartphone quando está a carga

Este mito baseia-se na ideia de que o calor é prejudicial para o smartphone e para a vida útil da bateria. Não é totalmente falso. A sua bateria é mais feliz a funcionar à volta da temperatura ambiente. Mas o pouco de calor introduzido pelo carregamento e depois o calor extra que se deve à utilização do smartphone não é uma coisa do outro mundo. Assim pode utilizá-lo ao mesmo tempo que carrega.

E pronto estes são os maiores erros que fazemos com a bateria dos nossos smartphones e muitas vezes nem nos apercebemos.

Como fazer a bateria durar mais

Todos queremos que a bateria do nosso smartphone dure mais e na realidade este feito não é assim tão complicado como parece. É que na realidade e sem nos apercebemos fazemos algumas coisas que provocam um pequeno rombo na autonomia.

Reduzir o brilho do ecrã

Pode parecer conveniente ter o seu brilho no máximo, especialmente quando estamos no exterior. No entanto isto tem um enorme impacto na bateria. Assim, sempre que possível, mantenha o brilho do ecrã no mínimo para poupar um pouco de energia.

Também pode ajustar as definições de luminosidade. Isto vai permitir escurecer o ecrã em ambientes de baixa luminosidade e iluminá-lo em ambientes de muita luz.

Entretanto em ecrãs OLED também é boa ideia passarmos a utilizar o dark mode.

Caso tenha um smartphone Samsung vá a definições. Depois escolha Visor. A seguir ative, caso não esteja, o brilho adaptativo ou então escureça o ecrã.

Android bateria gastar depressa

Outra das dicas é reduzir a duração de luz de fundo. Por defeito está nos 30 segundos. Alterar para 15 é boa ideia.

Aplicações em segundo plano

As aplicações em segundo plano funcionam mesmo quando não as estamos utilizar. São exemplo disso, aplicações antivírus, VPN, saúde e calendário. Dito isto, estas apps verificam ou controlam certos aspetos do nosso smartphone e drenam significativamente a bateria.

A melhor forma é suspender o que não precisa

Em primeiro lugar vá às definições e na pesquisa escreva bateria. Carregue na primeira opção. Depois no novo ecrã escolha Limites de Utilização em Segundo Plano.

Android bateria gastar depressa

Agora e quando estiver na janela que tem as várias categorias escolha aquela onde vai adicionar a aplicação.

Agora e quando estiver na categoria respetiva terá um botão mais no canto superior direito. É aí que vai adicionar a aplicação. É só usá-lo, escolher a aplicação e já está.

Android bateria gastar depressa

Lembre-se que colocar as apps para dormir é diferente de parar as aplicações. Quando se força a paragem ela normalmente reinicia-se imediatamente a seguir. Isto coloca mais carga de trabalho no seu dispositivo. No entanto, quando coloca uma aplicação para dormir (ou em sono profundo), está basicamente a ordenar-lhe que pare de ter impacto na vida útil da bateria.

Desativar aplicações que seguem a nossa localização

Há um grande número de aplicações que podem acompanhar a nossa localização. O Google Maps é uma delas. Se a tivermos sempre ativas o impacto na bateria pode ser significativo.

Dark Mode no Maps, Android bateria gastar depressa

A maneira mais fácil de desativar este acompanhamento é desligar completamente a localização do smartphone. No entanto, se pretender que determinadas aplicações continuem a fazê-lo pode defini-lo individualmente através da secção permissões.

Desativar Wallpapers em movimento

No Android tem a possibilidade de utilizar wallpapers com movimento, que claro, são muito bonitos, mas trazem um óbvio impacto para a autonomia da sua bateria. Não é um impacto super significativo, mas se o seu objetivo é conseguir o máximo de sumo possível, vai ter de desativar a funcionalidade.

Alterar a taxa de atualização

Ter um ecrã de 90Hz, 120Hz, 144Hz ou 165Hz, é também algo que retira muito sumo à bateria dos nossos aparelhos. Desta forma, se por acaso sabe que vai estar longe do seu carregador durante muitas horas, é sempre boa ideia limitar o ‘refresh rate’ aos 60Hz. Para isto, vá às definições de ecrã e escolha a opção correta.

E pronto são todas estas razões que levam o seu smartphone Android a gastar a bateria mais depressa.

Mexer no Assistente Google (caso não necessite dele)

Praticamente todos os smartphones vêm com a aplicação Google instalada. É ela que nos dá acesso a várias funções como as últimas notícias e até um acesso rápido ao assistente. No entanto, ela tem uma função que pode fazer o smartphone gastar mais bateria.

Em primeiro lugar abra a aplicação Google do seu smartphone. Depois clique na fotografia do seu perfil no canto superior direito. A seguir carregue na opção definições.

android bateria durar

A seguir escolha a opção Assistente Google. É aqui que vamos ter de desativar uma opção.

A seguir carregue em Ok Google e Voice Match.

android bateria durar

Agora verifique se tem a opção OK Google desativada. Caso não esteja e se não utiliza desative. É que quando a tempos ativada o microfone do smartphone está sempre ativo à espera de um comando. Escusado será dizer que este processo ocupa recursos e faz com que a bateria dure menos.

Duração da luz de fundo

É curioso mas muita da bateria do smartphone perde-se quando não o estamos a utilizar. Assim se diminuirmos a duração da luz de fundo podemos poupar muita bateria. Estar nos 15 segundos é o ideal. Mas se preferir pode colocar nos 30 segundos.

Com estes sete truques a bateria do seu smartphone Android vai mesmo durar mais.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também