Perigo: tem um smartphone Android com a app do banco?

Se tem um smartphone Android com a app do banco e instalou novas aplicações nos últimos dias então tenha muito cuidado! É que há uma ameaça muito perigosa que até pode transferir dinheiro da sua conta. Esta não é uma ameaça totalmente nova mas foi refinada e pode causar mais estragos do que nunca. Portugal está na lista de países atacados.

Perigo: tem um smartphone Android com a app do banco?

De facto é uma ameaça que pode deixar os proprietários de smartphones Android em maus lençóis. Devido à gravidade do problema, os especialistas em segurança estão alertar todos os utilizadores do sistema operativo da Google a prestarem muita atenção às aplicações que estão a descarregar. Tudo porque é desse modo que esta ameaça se está a espalhar por todo o mundo. 

Android 14 smartphones, Smartphones Android regressar, Android repor dispositivo

Trata-se de uma grande ameaça e chama-se Xenomorph. Como referi acima não é nova, sendo que a equipa da empresa de segurança ThreatFabric a detectou no ano passado. No entanto os criadores melhoraram e muito esta ameaça que está agora bem mais perigosa.

De facto, a última versão do Xenomorph consegue agora apoderar-se dos dispositivos sem que o utilizador saiba que algo está errado.

Uma vez instalado, ele consegue aceder às contas bancárias e realizar tarefas como transacções não autorizadas, incluindo a transferência de dinheiro a partir da conta da vítima.

A empresa Threatfabric confirmou que Xenomorph é agora capaz de automatizar completamente todo o processo de fraude, desde a infecção à retirada de fundos. Ou seja é muito perigoso!

Para piorar a situação, pensa-se que cerca de 400 instituições bancárias já foram visadas por esta ameaça. A versão anterior do Xenomorph era cerca de seis vezes menos potente do que esta nova estirpe, e é isto que fez soar o alerta!

Os ataques estão a aumentar mas a empresa de segurança que detetou a nova versão desta ameaça revela que as coisas devem piorar muito nos próximos dias. É que ele vai começar a ser distribuído através de droppers na loja Google Play.

Mas o que são droppers?

O modo de funcionamento é simples. Uma aplicação consegue entrar na Play Store porque não tem nenhuma ameaça. Nós descarregamos e ela é instalada no nosso smartphone. O problema é que algum tempo depois ela descarrega uma espécie de update e torna-se perigosa.

Assim se descarregou recentemente uma nova aplicação e ficou desconfiado, então vale a pena estar atento à sua conta bancária para ter a certeza de que não estão a ocorrer transacções estranhas.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também