Alerta Android: o seu smartphone pode ser apagado em segundos!

Os smartphones como equipamentos inteligentes e sempre ligados à Internet estão constantemente a aceder a servidores e a receberem e a enviarem dados. É por esse motivo que estão tão suscetíveis a ameaças. No caso do Android as coisas são ainda piores. Isto porque como a adoção é maior, há mais pessoas a desenvolverem ameaças para ele. Para além disso a instalação de aplicações fora da loja oficial da Google, torna tudo ainda mais perigoso. Há uma ameaça para Android que está de volta muito mais perigosa e graças a ela o seu smartphone pode ser apagado em segundos! Mas as atividades perigosas não ficam por aqui!

Alerta Android: o seu smartphone pode ser apagado em segundos!

O BRATA (Brazilian RAT Android) tem sido utilizado para roubar dados bancários e fazer transferências entre várias contas. Mas como se não bastasse esta ameaça está mais evoluída e agora até tem a capacidade de apagar tudo do nosso smartphone. Ou seja, em menos de nada perdemos tudo o que lá temos. 

Bug no Android, smartphone apagado

De acordo com a empresa de segurança Cleafy, o BRATA agora está sempre a verificar as aplicações bancárias das vítimas. Para além disso consegue seguir as pessoas por GPS e apagar tudo em segundos. Entretanto, há várias versões do malware a circular e que se destinam a vários países diferentes. Quanto às variantes primárias são três. Dito isto, temos a A, B e C.

Android

A BRATA.A é a mais comum e tem muitas funcionalidades. As tais de seguir o GPS das vítimas e fazer um restauro de fábrica. Para além disso esconde melhor as coisas que é capaz de fazer a nível bancário. A BRATA.B tem funções semelhantes. No entanto consegue esconder ainda melhor o código malicioso. Uma das características é que coloca uma camada falsa por cima da janela de login do nosso banco para roubar os dados. Por outro lado, a BRATA.C escapa ainda mais à deteção. Utiliza uma app que parece ser amiga e sem qualquer ameaça para se instalar no sistema. Depois é que descarrega o código perigoso. Ou seja, todas elas são perigosas, com mais ou menos alterações.

Há cada vez mais apps onde esta ameaça se está a misturar e como tal todo o cuidado é pouco. É preciso termos muito cuidado com aplicações que instalamos fora da loja oficial da Google e não é má ideia olharmos sempre para as permissões que elas pedem.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também