Há alguns meses falou-se de um programa de reparações grátis em que a LG estava a apostar e que incluiu cerca de 60 mil TVs OLED. Tudo isto para resolver eventuais problemas de sobraquecimento e que fazia com que os televisores desta marca começassem a deitar fumo. Para além disso, o painel traseiro aquece tanto que pode causar queimaduras e outros problemas.
Smart TV OLED da LG podem sobreaquecer! Recall à vista?
Nessa altura, como refere a Forbes, o problema estava restrito à Coreia do Sul. Assim, este fabricante disse à impresa que os televisores noutros países não estavam expostos a este problema. No entanto, afinal não é bem assim e isto é preocupante.
Na China, por exemplo, foi ordenado o recall de 13 modelos diferentes de TVs OLED da LG que foram vendidos entre 2016 e 2019. Na prática isto significa 9434 televisores afetados. Os números de modelo são OLED65C7, OLED65E7, OLED65W7, OLED65E6, OLED65G6, OLED77G6, OLED77W7, OLED77W8, OLED65W8, OLED65W9, OLED77C8, OLED77W9, and OLED77C9A.
Um elemento da board de alimentação está na causa do problema. É o que revela o site chinês fonow.com. Este componente elimina interferências na fonte. O problema é que isto não está a funcionar bem. Como tal leva a intensidade de corrente a níveis excessivos. Dito isto, é provavel que a reparação passe pela substituição da fonte de alimentação.
Neste momento não se sabe quais os modelos chineses que sofrem com este problema.
A situação na Europa
Entretanto a situação na Europa, para já, é muito menos dramática. Assim, o site alemão chip.de diz que cinco TV OLED vendidas em 15 países Europeus, entre 2016 e 2017 estiveram sob investigação. Também devido a problemas de sobreaquecimento.
As notas da investigação referem também que as TVs em questão foram distribuídos em Portugal,França, Grécia, Reino Unido, Itália, Holanda, Áustria, Suécia, Espanha, República Checa, Hungria, Polónia, Roménia e Letónia.
No entanto, a LG afirmou à Forbes que a Comissão Europeia classificou este problema de sobreaquecimento da LG como de baixo risco. Isto porque ainda não houve acidentes reportados na União Europeia.
Assim o que acha desta situação? Já teve algum problema com televisores da LG? Conte-nos tudo nos comentários!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!