Vale a pena utilizar o Google Chromecast numa Smart TV!

Os sistemas de televisão tradicional deram lugar às smart TVs que permitem realizar várias funções. São exemplo disso as aplicações de streaming, navegação na Internet, ouvir música e muito mais. No entanto, as smart TVs têm algumas limitações, que vão desde ligeiros inconvenientes a verdadeiros riscos de segurança. Por este motivo, existem algumas razões pelas quais a adição de um bom dispositivo de streaming faz sentido. Assim vale a pena utilizar o Google Chromecast numa Smart TV!

Vale a pena utilizar o Google Chromecast numa Smart TV!

Aumentar as funcionalidades existentes da smart TV

Embora as smart TVs possam ter muitas funções de streaming padrão, faltam sempre algumas coisas. Por outro lado, como o Chromecast está integrado na aplicação Google Home, pode aproveitar funcionalidades como o assistente de voz e controlos parentais, que podem ser incrivelmente úteis para casas com familiares idosos ou crianças menores.

Além disso, muitas funções do Chromecast podem fazer a diferença. Por exemplo, se não sabe onde pôs o comando da sua smart TV, poderá utilizar o seu telemóvel como comando. Para casas com vários colegas de casa ou membros da família, também é possível criar vários perfis para cada utilizador para uma experiência personalizada.

Compatibilidade com serviços de streaming

Hoje em dia, é prática corrente as smart TVs terem acesso a todas as aplicações de streaming mais recentes. No entanto, os parceiros de streaming para plataformas de smart TV menos populares podem ser limitados, uma vez que dependem de acordos de licenciamento e parcerias.

Com uma base de utilizadores tão grande, os utilizadores do Chromecast podem ter acesso a uma grande variedade de plataformas de transmissão.

Para determinar se a sua aplicação favorita está acessível no Chromecast, basta aceder à página da aplicação integrada do Chromecast e procurar o nome da aplicação de transmissão. Para além das aplicações de transmissão de TV e filmes, os utilizadores do Google Chromecast também podem aproveitar as plataformas de música e desporto.

Compatibilidade de dispositivos

Ao complementar a sua smart TV com um dispositivo Chromecast, está essencialmente a integrá-la no seu ecossistema de casa inteligente da Google. Com isto, terá todas as vantagens de o integrar com assistentes domésticos inteligentes e outros dispositivos ligados através da plataforma. Para mim esta é sem dúvida a maior vantagem. Além disso, pode até aceder a dispositivos domésticos inteligentes integrados diretamente a partir da sua smart TV, sem ter de abrir o seu telemóvel. Por exemplo, se alguém tocar à campainha da sua porta a meio da transmissão de um programa, pode transferir rapidamente a vista para a câmara da sua campainha inteligente.

Vantagens do espelhamento de ecrã

Algumas pessoas que jogam no smartphone queixam-se de não ter um ecrã suficientemente grande para partilhar com os seus amigos. Com alguns jogos que suportam comandos, pode transmiti-los para a televisão para uma experiência semelhante à de uma consola. O Google Chromecast vai ainda mais longe, permitindo transmitir jogos diretamente para o televisor.

Embora muitas pessoas utilizem o Chromecast para entretenimento, também é possível transmitir apresentações do Google Slides. Para além de mostrar a apresentação, o Chromecast permite-lhe navegar para o diapositivo seguinte, ver as notas do apresentador no dispositivo de transmissão e manipular materiais. Por exemplo, pode utilizar o ícone Desenhar para realçar pontos importantes, fazer anotações ou criar ênfase.

Funcionalidades de segurança adicionais

Em geral, as smart TVs utilizam software que não recebe assim tantas atualizações como isso. Sobretudo a partir de uma determinada altura. O Chromecast recebe updates com frequência para corrigir problemas com a segurança que vão aparecendo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também